Campanha para ‘limpar o nome’ recupera R$ 100 mil em dívidas
Cidade
Durante o período, cerca de 700 pessoas procuraram o Sincomercio para regularizar contas
Carlos Netto/Ivan Ambrósio 06/12/2019Terminou no último dia 30 o “Acertando suas contas”, campanha desenvolvida pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis) em parceria com a Boa Vista, com o objetivo de promover a renegociação de dívidas, de forma gratuita, entre consumidores e empresas credoras.
No total, foram recuperados R$ 100 mil, com mais de 530 dívidas pagas pelos consumidores inadimplentes, e 400 devedores com o crédito novamente ativo.
Agora, com o a situação regularizada, esses consumidores poderão novamente comprar à prazo e “aquecer” as vendas no comércio local, especialmente neste final de ano, quando as ofertas são tentadoras por conta das festas natalinas e de ano novo.
Para o Sincomercio Penápolis, a campanha local foi considerada produtiva, quando mais de 700 pessoas procuraram o balcão de atendimento nos dias da campanha. Isso, segundo a entidade, representou o dobro de um mês normal de atendimento e possibilitou aos devedores a renegociação de dívidas no comércio local. Em Penápolis, foram cerca de 200 empresas participando do “Acertando suas contas”.
DADOS
Os dados fornecidos pelo Sincomercio no início da campanha, em 11 de novembro, mostravam que comércio local possuía pouco mais de 9 mil devedores, totalizando cerca de 22 mil dívidas ativas e prejuízos superiores a R$ 5 milhões.
Quem tinha uma dívida apenas somava 5.719; entre duas e cinco eram 2.825, e entre seis e nove, o número chegou a 385. Entre tantas observações, os dados mostraram que as mulheres são as que mais devem no comércio. Ao todo, são 4.457, sendo a grande maioria com idade entre 31 e 40 anos, representando 44%.
Os homens totalizaram 3.079, sendo entre 31 e 40 anos (31%). Esta mesma faixa etária para ambos os sexos é a que mais deve (1,5 milhão). Os que possuem entre 41 e 50, a dívida total é de mais de R$ 1,1 mi. Já 662 devedores, ou 24%, não tiveram seu gênero informado.
O consumidor que estava na condição de devedor e procurou seu credor através do Sincomercio, também teve a oportunidade de receber orientações sobre educação financeiras. As negociações, em relação às políticas de crédito e cobrança, coube a cada empresa participante, inclusive na definição de quais percentuais seriam aplicados, bem como as formas de pagamentos.
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