Canalização do Maria Chica recebe operação de limpeza
Cidade
Ação vem sendo feita no trecho do córrego próximo ao Parque Maria Chica e ao Terminal Rodoviário
Da Redação 18/09/2019Foi iniciada, nesta semana, a operação de limpeza do córrego Maria Chica, com a retirada de materiais acumulados no leito da canalização. Os serviços são executados pelo CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) e pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
A limpeza do canal vem sendo feita no trecho do córrego próximo ao Parque Maria Chica e ao Terminal Rodoviário. Entre os sedimentos retirados estão espécies vegetais, além de terra e areia. Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o acúmulo de terra e areia favorece o crescimento vegetal na canalização.
“Ainda encontramos galhos e lixos descartados ilegalmente por alguns moradores. Esse material impede que a água das chuvas escoe com facilidade. A limpeza é uma forma de prevenir enxurradas e alagamentos nas regiões próximas ao córrego Maria Chica”, explicou.
Para a execução da limpeza, são utilizadas máquinas do Daep, como uma escavadeira hidráulica e uma bobcat (mini pá-carregadeira), que fazem a retirada dos materiais acumulados. Caminhões auxiliam no transporte dos resíduos retirados do córrego.
Numa segunda etapa dos trabalhos, a equipe do Consórcio Lajeado realizará o serviço de manutenção e limpeza junto às margens do Maria Chica. Os trabalhos, como poda de árvores, roçagem da grama e recolhimento dos resíduos, são executados em toda a extensão que corta a cidade. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.