Cantora gospel Aline Barros se apresentará em Avanhandava dia 30
Região
Show faz parte das comemorações do município; no dia 29, cantará Leonardo
Ivan Ambrósio 07/12/2021Mais um show foi confirmado pela Prefeitura de Avanhandava em comemoração aos 96 anos de emancipação política. Além do cantor sertanejo Leonardo, que se apresentará no dia 29, cuja entrada será um quilo de alimento não perecível a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade, o município terá a apresentação da cantora gospel Aline Barros.
O evento será no dia 30. “Estaremos juntos em um tempo tão maravilhoso de louvor, adoração e agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas em 2021 e pelas que virão em 2022. Espero vocês”, disse a artista em um vídeo publicado nas redes sociais. A entrada também será um quilo de alimento. Ambos os shows acontecerão no Recinto de Exposições.
HISTÓRIA
Com uma população de 14.063 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a história de Avanhandava começa em 1904. Nesta época, provindo de Franca (SP), o coronel Antônio Flávio Martins Ferreira adquiriu 3,5 mil alqueires de terras no vale do rio Tietê, entre os rios Bonito e Dourado, fundando o patrimônio de Campo Verde.
Em 1908, graças ao progresso alcançado, passou a distrito policial com o nome de Miguel Calmon. Ainda no mesmo período, foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e, no ano seguinte, elevado a distrito de paz, com o nome simplificado para Calmon. Em 1921, foi construída a primeira edificação de tijolos produzidos no local por Ampleato da Silva Teixeira e Celso Grassi a capela de Santa Luzia, a Padroeira de Calmon.
Nessa época, a região também era habitada pelos índios coroados e caingangues e, por isso, o indigenista, coronel José Cândido Mariano Rondon, habitou a região. Com a criação do município, em 1925 e sugestão do seu fundador, Calmon, teve o nome alterado para Avanhandava, em virtude do Salto existente no rio Tietê, no tupi awe-anhã-aba (lugar de forte correnteza) ou, segundo Theodoro Sampaio, aba-nhandaba (lugar onde se corre para evitar perigo à navegação).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.