AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Cápsula do Tempo no centenário do Luiz Chrisóstomo

Cidade

Durante o mês de setembro, grandes eventos devem marcar as comemorações do centenário

Escola vive expectativa de uma grande festa para comemorar seu centenário

Escola vive expectativa de uma grande festa para comemorar seu centenário. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Uma extensa programação é preparada para comemorar os 100 anos de instalação, ocorrida em 16 de setembro de 2019, da escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, o “Primeiro Grupo Escolar” de Penápolis. Durante o mês de setembro, grandes eventos devem marcar, com apoio de comissões formadas na Diretoria de Ensino da Região e da própria escola, o calendário especial do centenário.

Na manhã de ontem (5), integrantes da equipe formada por Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) Elizete Buranello Perez, Fernanda Demétrio Annelli, Renato Paes, Léa Alves Milanin e Vanessa de Oliveira Zordan, da Diretoria de Ensino, e o próprio Dirigente Lucinei Aparecido Euzébio, receberam a reportagem do INTERIOR para falar sobre o evento.

O dirigente de ensino disse que essa mobilização, conjunta, é mais para ampliar as ações que serão desenvolvidas dentro da programação, pois com mais gente envolvida, mais ideias são colocadas em prática, e não sobrecarrega para os membros da escola.

Lucinei disse que a programação inclui a elaboração de redações, provavelmente trabalhada com alunos do quinto ano, que serão depositadas em uma cápsula do tempo, para ser aberta somente em 2.069. “Na elaboração da redação, que terá orientações da equipe PCNP e dos professores da unidade, é que eles escrevam como estão vendo a escola hoje, e como eles a imaginam daqui a 50 anos”, explicou o dirigente.

A escola está definindo o local para a construção da caixa, de concreto, que receberá o material escolhido entre os alunos. “Acreditamos que estes alunos, autores das redações, estejam vivos naquele ano, e estejam lá (no local), no dia mencionado para abrir essa cápsula do tempo”, disse Lucinei, evidenciando que será um momento muito importante para a comunidade escolar.

Também relatou que, durante o desfile de 7 de setembro em Penápolis, existe a possibilidade de valorizar a apresentação da escola, inclusive sendo ela a primeira a passar pela avenida após os integrantes do Tiro de Guerra fazerem a abertura oficial da cerimônia cívica. “Existem conversações com a Prefeitura, que organizará esse desfile na cidade, em parceria com a Diretoria de Ensino, para que isso aconteça”, explicou Lucinei.

ENTRE AS MELHORES

Ao comentar esse momento, quando a escola comemora o seu Centenário, o dirigente regional professor Lucinei Euzébio, evidenciou tratar-se de uma data importante para a comunidade escolar, especialmente pelo que o Luiz Chrisóstomo representa nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), com notas elevadas.

“O Luiz Chrisóstomo, ao lado do Augusto Pereira, também de Penápolis, estão entre as melhores, e isso é muito bom para a comunidade. Isso gratificante e valoriza as escolas”, lembrou Lucinei. Na sua avaliação, trata-se de uma escola de alto nível pedagógico, de formação, com ensino de qualidade e um desenvolvimento excepcional.


EDUCAÇÃO ESPECIAL

Para a professora Fernanda Demétrio Annelli, PCNP de anos iniciais, durante as festividades do centenário, a escola Luiz Chrisóstomo de Oliveira deve receber um sala para a educação especial, ou seja, um resgate do que anteriormente era chamado de educação excepcional.

A proposta foi incluída na Constituição de 1988, para que pessoas com deficiência tivessem possibilidades de estudar não só nas escolas especiais, mas também preferencialmente na rede regular de ensino. “O Luiz Chrisóstomo foi pioneiro nesse projeto, por isso vamos definir a escola, novamente, como referência em Penápolis”, informou.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.