Carro roubado por sentenciado em fuga no CR de Birigui é recuperado em Penápolis
Polícia
Ele se passou por policial civil para trocar o Palio por uma motoneta
Ivan Ambrósio 06/02/2023Um Fiat Palio que havia sido roubado na manhã de sábado (4), durante a fuga de um sentenciado do CR (Centro de Ressocialização) de Birigui, foi recuperado pela PM no final da tarde do mesmo dia em uma olaria no bairro rural do Cruzeiro, em Penápolis.
O detento se passou por um policial para trocar o veículo, que pertence a uma funcionária da unidade prisional, por uma Honda Biz, que seria de uma mulher de 50 anos, dona da propriedade que fica às margens da vicinal Francisco Salla.
A vítima contou que pouco antes das 15h, o investigado chegou ao local, se apresentando como um policial civil. Ele abordou a vítima, mostrou uma algema e disse que precisava da motoneta para prestar um socorro, retornando para devolver o veículo. Acreditando na versão do reeducando, ela entregou a Biz.
O sentenciado deixou a propriedade e o Palio ficou na beira da estrada. Como ele não voltou, a vítima acionou a Polícia Militar que, ao verificar o automóvel abandonado, constatou que tinha sido roubado no CR. O Palio foi devolvido para a vítima. O acusado não foi recapturado até o momento.
CASO
O reeducando, de 39 anos, rendeu três funcionários da unidade prisional. Por volta das 7h, ele teve autorização para sair da área externa do presídio e fazer uma manutenção na caixa d’água. Quando retornou 45 minutos depois, sacou um facão e rendeu dois servidores – um masculino e outro do sexo feminino - na portaria.
Ele os trancou na cela de inclusão e, na sequência, rendeu a funcionária que chegava com o carro para o plantão. Ela, que foi ameaçada com o facão, conseguiu avisar o chefe da equipe de segurança e disciplina de um dos turnos sobre o roubo.
O funcionário, que estava na saída da unidade prisional, tentou impedir a fuga do sentenciado, mas foi também ameaçado com o uso do facão. Buscas foram feitas pela PM, mas, até o momento, ele não foi capturado e não há informações do seu paradeiro.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou, em nota, a fuga do reeducando e que ele prestava serviço de manutenção externa no presídio, quando usou uma faca para roubar o carro de uma agente que chegava ao trabalho.
“A Polícia Militar foi acionada, sendo registrado boletim de ocorrência e instaurado PAD (Procedimento Apuratório Disciplinar). Quando recapturado, regredirá ao regime fechado”, destacou. O detento teria passagens criminais por furto e estelionato, referentes a processos que tramitaram nos Fóruns de Taubaté e São Luiz do Piratininga.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.