FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Cartórios eleitorais iniciam preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno

Política

No Estado de SP, eleitores escolherão o novo governador e presidente

Funcionários realizam procedimentos para garantir a segurança na hora da votação

Funcionários realizam procedimentos para garantir a segurança na hora da votação. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Os dois cartórios eleitorais – um de Penápolis e o outro da microrregião – iniciaram ontem (17), a preparação das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições deste ano, que acontecerá no próximo dia 30. Funcionários estão lacrando os equipamentos, com o objetivo de garantir a segurança na hora da votação.

Os equipamentos já estão carregados, desde o 1º turno, ocorrido no dia 2, com os sistemas e os dados dos eleitores e, agora, há apenas a atualização das informações dos candidatos à presidência e ao governo de São Paulo, tornando o processo mais rápido. A expectativa é que até sexta (21), todo o procedimento seja concluído.


EQUIPAMENTOS

Na 87ª Zona Eleitoral, a ação será feita nas 148 urnas a serem usadas. Outras 22 de contingência – reserva – também serão preparadas e poderão ser utilizadas, caso tenha algum problema com uma delas durante as eleições.

Votarão neste segundo turno 47.524 eleitores no município. Os que, por costume, estão nas seções da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Montaha Gibara Ayub, no bairro Haroldo Camilo, terão uma mudança.

Por motivos de reformas na unidade, eles serão realocados novamente para a EE Professor João Teixeira Sampaio, que fica na rua Euclides Bis, 315, no Parque dos Girassóis. Com a mudança, além da seção 0142, a escola receberá também a 90, 98, 118, 124, 130, 138, 144 e 147.

Já na 289ª, que compreende os municípios da microrregião – Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia -, o procedimento é feito em 107 equipamentos. Outros 17 ficarão de reserva. Estão aptos a votar 28.921.

Segundo divulgou os cartórios, após o procedimento, são realizados testes de funcionamento e, após isso, as urnas são lacradas. Elas não realizarão nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação, portanto, qualquer tentativa de ligá-las, antes do dia 30, será fracassada.

Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e representantes de entidades fiscalizadoras. Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), em todo o Estado, serão preparadas 115.557 urnas, incluindo as de contingências.


REGRAS

As regras no dia da votação continuam as mesmas do primeiro turno. Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a proibição de entrar na cabine de votação usando o celular ou outro equipamento de registro de imagens.

Neste caso, os mesários orientarão a deixar o aparelho em uma mesa que ficará ao lado e, após concluir as escolhas dos candidatos, poderá retirá-lo. A medida se faz necessária para garantir o sigilo do voto e impedir pressões de candidatos.

Segundo o que foi divulgado pelo órgão, o descumprimento da norma prevê detenção de até dois anos e o acionamento da polícia. Em caso da pessoa estar com a “colinha” - número dos candidatos que votará - no aparelho, será oferecido um papel para que preencham e, assim, o levem até a cabine.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.