FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Cartórios eleitorais não abrem dias 1º e 4 de novembro

Cidade

Atividades serão retomadas na terça-feira, dia 5

Atividades nos dois cartórios serão retomadas na terça-feira, dia 5

Atividades nos dois cartórios serão retomadas na terça-feira, dia 5. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O cartório da 87ª Zona Eleitoral, em Penápolis, e da 289ª Zona Eleitoral que abrange as cidades da Comarca (Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia) não terão atendimento ao público nos dias 1º e 4 de novembro (sexta e segunda-feira próximas).

As atividades retornam normalmente no dia 5, terça-feira, inclusive (e principalmente) com os agendamentos previstos para o cadastramento biométrico, cujo prazo está ficando mais curto para os eleitores que pretendem votar nas próximas eleições municipais.

O TRE (Tribunal Eleitoral Regional) de São Paulo, desde o início do processo de cadastramento biométrico, vem reforçando a necessidade dos eleitores se atentaram aos prazos estipulados para a efetivação da biometria.

Em Penápolis e cidades da comarca terminam em 19 de dezembro próximo, portanto faltam 50 dias corridos.

O chefe do cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, reforçou o pedido para que os eleitores agendados para o cadastramento biométrico através do site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), e até mesmo no cartório, compareçam nos dias e horários marcados.

“As pessoas marcam e não comparecem, e prejudicam outras pessoas que poderiam estar nos seus lugares para esse procedimento. Eles não percebem que no prazo determinado ficará mais difícil, pois sem o cadastramento os problemas virão”, explicou Samuel Pereira.

“Desde muito tempo temos alertado que as pessoas não estão se atentando para as dificuldades que terão quando o prazo terminar, em 19 de dezembro, em razão de uma série de implicações que vão correr para o cidadão”, lembrou.

Segundo ele, nesse contexto estão o cancelamento do CPF (Cadastro de Pessoa Física), bloqueio do passaporte e dificuldades em operações bancárias. Além das proibições citadas, a pessoa sem o cadastro não poderá contratar empréstimos com bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Também não podem assumir financiamentos, deixando de ter acesso a programas como o MCMV (Minha Casa Minha Vida). “Quem não fizer o cadastramento dentro do prazo, está proibido de votar nos próximos pleitos, já que terá o título automaticamente cancelado”, garantiu.

Outro detalhe é que, além disso, quem tiver o título cancelado, não poderá tirar a carteira de identidade, declarar imposto de renda e nem fazer matrícula em universidade pública, ou se inscrever em concurso.

Caso o eleitor seja funcionário público, ele poderá ter o salário bloqueado. Quem não se cadastrar até o fim do prazo terá o título cancelado e sofrerá restrições em sua vida civil.

Para saber se já realizou o procedimento, basta checar se no título eleitoral está escrito Identificação Biométrica.

Samuel também informou que restam 19.873 eleitores a serem biometrizados. “Fazendo contas, faltam sete semanas de cinco dias; se lotarmos todos os dias, só será possível fazer mais 5.600 títulos”, relatou.

Sendo assim, percebe-se que o número de eleitores sem o cadastramento biométrico em Penápolis ainda é grande, portanto as pessoas devem se apressar em razão do prazo ficar mais curto a cada dia.


PROCEDIMENTOS

O chefe do cartório reforçou que, para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve fazer o agendamento, seja pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) ou na 87ª ZE, que fica na rua São Francisco, 140, no Centro.

No dia, é preciso apresentar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o título eleitoral. A ação consiste no cadastro das digitais de todos os dedos, fotografia e assinatura digital.

O cadastramento das digitais é necessário para o cidadão votar com mais segurança nas eleições de 2020, já que as impressões digitais confirmam a identidade de cada um. O atendimento é de segunda à sexta, das 9h às 18h, sem interrupção para almoço. O procedimento não é obrigatório a menores de 18 anos e maiores de 70, pois para eles, o voto é facultativo.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.