Casal internado para tratamento do Covid-19 recebe alta da Santa Casa
Saúde
Vídeo mostra funcionários comemorando e aplaudindo a saída dos pacientes do hospital
Ivan Ambrósio 05/04/2020O casal que estava internado na Santa Casa de Penápolis para tratamento do Covid-19, o novo coronavírus, recebeu alta na manhã deste domingo (5). Funcionários do hospital da Ala B, que acompanharam todo o tratamento, aplaudiram os dois na saída.
Eles fizeram um corredor para se despedir do casal. Um vídeo com a cena viralizou nas redes sociais. Os pacientes ficaram uma semana internados no isolamento. Eles, que seguirão sendo acompanhados em sua residência, estão entre os três que tiveram o resultado do teste rápido positivo para o Covid-19, conforme informou a secretaria municipal de Saúde.
Entretanto, para a notificação oficial, é necessário aguardar a contraprova do material coletado e enviado ao Laboratório Adolfo Lutz para, assim, notificar como casos positivos a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
CASO
Até o momento, Penápolis registrou apenas um caso positivo do coronavírus. Trata-se do empresário de 53 anos que morreu, na noite de sexta-feira (3). Ele participou de um cruzeiro e procurou atendimento médico no último dia 22, ficando internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) entubado e com ventilação mecânica.
Entretanto, o quadro se agravou, vindo a óbito. O corpo dele foi sepultado na manhã de sábado (4), na Necrópole Santa Cruz. No caso dele, o exame foi coletado em 23 de março, às 10h30, tendo o resultado disponibilizado na manhã do dia 27 pelo Instituto Adolfo Lutz, que testou positivo para o vírus.
Familiares e demais pessoas que tiveram contato com ele permanecem em quarentena e recebendo todas as orientações da secretaria. Um terceiro paciente, diagnosticado pelo teste rápido com o coronavírus, permanece internado na UTI do hospital, mas deverá receber alta nesta segunda-feira (6).
BOLETIM
Boletim divulgado pela secretaria mostra que há sete casos aguardando resultado de exame. Isso inclui os três positivos feitos com testes rápidos. Dentre os pacientes que não fizeram o procedimento, está um idoso de 93 anos, que deu entrada no hospital no sábado, com sintomas da doença.
Segundo o que foi apurado, ele ainda não passou pelo teste em virtude dos sintomas estarem no início, podendo haver alteração no resultado. A pasta ainda informou que foram notificados oficialmente 25 casos suspeitos de coronavírus.
Apenas dois são residentes em outros municípios e os demais em Penápolis Do total, nove são homens e 16 mulheres. Com relação à faixa etária, dois casos são em menores de 12 anos, seis estão na faixa de 13 a 30. Onze pacientes têm entre 31 a 59 e seis são idosos, com idade superior a 60.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.