Casos de coronavírus disparam em Araçatuba e chegam a 108 só em junho
Região
Média de casos positivos no mês é de 9 por dia contra média de 2,1 por dia entre 30 de março e 31 de maio
Da Redação 13/06/2020Araçatuba (SP) chegou nesta sexta-feira (12), a 259 casos positivos de coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Chama a atenção a velocidade do crescimento nos últimos dias. Somente no mês de junho, a cidade registrou 108 casos em 12 dias, o que corresponde a média de 9 casos confirmados por dia.
Como comparativo, o primeiro caso de covid-19 em Araçatuba foi registrado em 31 de março. Foram necessários 50 dias para atingir a marca de 109 casos, em 19 de maio, o que da uma média de 2,1 casos por dia no período. Isso representa um crescimento de quase 330%.
Nesta sexta-feira, a Vigilância Epidemiológica Municipal contabiliza 1.027 casos suspeitos notificados.
Até agora, 579 exames realizados deram resultado negativo e há 107 pacientes que procuraram atendimento de saúde com sintomas da doença aguardando resultado de exame.
TRATAMENTO
Subiu para 25 o número de pacientes de Araçatuba internados em tratamento após apresentarem sintomas de coronavírus. Desses, 13 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), nove deles mantidos em respiração mecânica.
Além disso, há outras 215 pessoas em tratamento domiciliar, ou seja, que apresentaram sintomas, mas não precisaram de internação e são mantidas em quarentena em casa, monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.
Até esta sexta-feira, 149 pacientes que tiveram diagnóstico positivo são consideradas curadas e nove morreram.
A vítima mais recente é uma mulher de 92 anos, que estava internada no Hospital Unimed e teve o óbito confirmado durante a madrugada desta sexta-feira.
MORTES SUSPEITAS
No boletim epidemiológico divulgado nesta tarde, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou mais uma morte em investigação. São três óbitos agora que aguardam resultado de exame.
A última vítima é outra mulher, esta de 89 anos, que também estava internada e teve o óbito constatado nesta sexta-feira. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.