JARDIM DO LAGO 6 HORIZONTAL TOPO

Casos de covid-19 tem queda de 47% e mortes caem 33% em Araçatuba

Região

Média de casos nessa semana foi de 99 por dia contra 190 na semana passada; foram 6 mortes contra 9

Segundo o boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira, Araçatuba chegou a 3.774 casos positivos de covid-19, com 58 diagnósticos confirmados nas últimas 24 horas

Segundo o boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira, Araçatuba chegou a 3.774 casos positivos de covid-19, com 58 diagnósticos confirmados nas últimas 24 horas. Foto: Reprodução/internet

AMIGÃO SUPERMERCADOS SEXTA FILÉ HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A semana que terminou nesta sexta-feira (31) foi positiva com relação à redução de casos e mortes de pacientes infectados pelo coronavírus em Araçatuba (SP), segundo levantamento feito pelo Hojemais Araçatuba . A Secretaria Municipal de Saúde deixou de divulgar boletins aos finais de semana.

Os casos positivos registrados de segunda-feira (27) até ontem foram 47% menores se comparado com os números registrados entre os dias 20 e 24 deste mês. Já as mortes tiveram redução de 33% de acordo com o mesmo levantamento.

Segundo o boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira, Araçatuba chegou a 3.774 casos positivos de covid-19, com 58 diagnósticos confirmados nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, eram 3.279 casos positivos, ou seja, houve acréscimo de 495 casos em cinco dias, média de 99 por dia. Na semana anterior, foram confirmados 954 diagnósticos, média de 190 por dia, ou seja, houve redução de 47% nos novos casos.


MORTES

Com relação às mortes, elas eram 65 no dia 20 e no dia 24, o número saltou para 74. Já na última segunda-feira Araçatuba tinha 83 óbitos de pacientes com covid-19 e termina a semana com 89. Assim, das noves mortes da semana passada, o número caiu para seis nesta semana, redução de 33%.

Nas últimas 24 horas não foi registrada nenhuma morte de paciente de Araçatuba com coronavírus. Porém, foi confirmado o diagnóstico positivo de uma mulher de 65 anos que morreu no domingo (26), na Santa Casa de Araçatuba.

O exame foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, elevando os óbitos pela doença para 89 na cidade.


CASOS

Entre as 16h de quinta-feira e as 16h de ontem, foram notificados 460 novos casos suspeitos de coronavírus à Vigilância Epidemiológica, elevando para 1.236 pessoas que tiveram material coletado aguardando resultado de exame.

A queda nos casos positivos é confirmada também pelo aumento no número de casos negativos. Nas últimas 24 horas foram 277 diagnósticos negativos, contra 58 positivos.

Nesta sexta-feira, há 3.066 pessoas sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica por terem apresentado sintomas ou terem mantido contato com casos sintomáticos.


INTERNAÇÕES

Outros 70 pacientes de Araçatuba estão em tratamento hospitalar na cidade. Desses, 28 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais, 14 são mantidos intubados e em ventilação mecânica.

Com relação à semana passada, houve aumento de 462 casos de pacientes curados, elevando de 1.436 para 1.898 o número de pessoas que se recuperaram após contrair a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, dos casos confirmados, 55% são pacientes do sexo feminino e a faixa etária mais atingida é a de 30 a 59 anos, que representa 63% dos casos. Crianças de 0 a 9 anos representam só 1,8% do total de casos.

Já com relação a mortes, os homens representam 62% do total, enquanto as mulheres somam 38%. Os óbitos de idosos com mais de 60 anos correspondem a 82% do total.


QUEDA

A secretaria municipal de Saúde, Carmem Guariente, comentou durante live durante a tarde, que essa redução nos casos já é sentida nas unidades de saúde.

De acordo com ela, o pico no número de casos em Araçatuba foi atingido no último dia 22. Havia um estudo matemático que previa esse pico para 9 de agosto, o que foi antecipado.

Segundo Carmem, as previsões agora são de que essa queda se mantenha em agosto, com previsão de redução maior em setembro. A situação só deve ficar mais tranquila na cidade em outubro, segundo as previsões.

Por isso, ela reforçou o pedido para que a população mantenha o distanciamento social e as regras de higienização. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



AMIGÃO SUPERMERCADOS SEXTA FILÉ TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.