JOVEM PAN PENÁPOLIS

Casos de roubo caem 60% e de furto 39% em outubro na cidade, aponta SSP

Polícia

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP

De acordo com o órgão, de cinco ocorrências computadas em setembro, foram registrados dois casos

De acordo com o órgão, de cinco ocorrências computadas em setembro, foram registrados dois casos. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Os roubos tiveram queda de 60% em outubro, em comparação com o mesmo período do mês anterior, segundo dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). De acordo com o órgão, de cinco ocorrências computadas em setembro, foram registrados dois casos.

A baixa também foi nos furtos, passando de 61 para 37, uma redução de 39%. Este foi o segundo mês com o menor número de ocorrências deste tipo registradas na cidade em 2019, ficando atrás apenas de março, com 35 casos. A queda foi sentida ainda nos estupros, de dois para nenhum em outubro.

Os furtos de veículos aumentaram de dois para três, enquanto a lesão corporal dolosa subiu de 17 para 22. Já o homicídio culposo por acidente de trânsito passou de nenhum caso em setembro para um em outubro e a lesão corporal culposa por acidente de trânsito de 26 para 32 ocorrências. Nenhum latrocínio – roubo seguido de morte - foi registrado até o momento.


PRODUTIVIDADE

O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Somente nos dez meses – janeiro a outubro -, 317 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 619 e 14 ocorrências de porte de entorpecentes foram registradas.

Tráfico de drogas foram 72. Treze armas de fogo foram apreendidas e 138 flagrantes foram lavrados. Pessoas presas em flagrante somam 159 e 179 foram detidas após cumprimento de mandado. Dezessete veículos foram recuperados, 22 adolescentes foram apreendidos em flagrante e um por mandado.


REGIÃO

A região fechou outubro com reduções nos roubos em geral, furtos em geral, de veículos e estupros. Os casos e vítimas de latrocínio, roubos a banco e de carga permaneceram zerados. O homicídio ficou estável, com quatro ocorrências, mesmo número contabilizado em outubro de 2018.

É o menor da série histórica ao lado do ano passado e de 2009. As taxas deste tipo foram de 6,43 ocorrências e 6,56 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes, se analisado os últimos 12 meses (de novembro de 2018 a outubro de 2019). Houve dois estupros a menos na região o mês retrasado. O número passou de 22 para 20.

As extorsões mediante sequestro permanecem zeradas. Os furtos em geral reduziram 4,4% no mês, passando de 682 para 652 (30 a menos). Os furtos de veículo tiveram queda de 6,1%, de 33 para 31. É o menor número desde 2004. Os roubos em geral caíram 2,9% no mês, com dois casos a menos. A quantidade foi de 69 para 67.

Os roubos a banco e de carga permaneceram zerados em outubro, assim como em igual mês do ano passado. Houve um roubo de veículo a mais no mês. A quantidade passou de sete para oito.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.