BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Cemitérios de Penápolis abrem para visitação no Dia de Finados, mas com restrições

Cidade

Visitantes deverão usar máscaras para ingressar e permanecer nos campos-santos

Na Necrópole, entrada será pelo portão principal, na avenida Eduardo de Castilho

Na Necrópole, entrada será pelo portão principal, na avenida Eduardo de Castilho. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Na próxima segunda-feira (2), Dia de Finados, centenas de pessoas irão aos dois cemitérios da cidade – Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz – para homenagear os entes queridos que já se foram. Este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, algumas orientações e restrições serão implementadas pela Prefeitura.

De acordo com o Executivo, os campos-santos abrirão em horário diferenciado no sábado (31), domingo (1º) e na segunda das 6h às 18h. A medida visa distribuir o fluxo de visitantes e evitar a aglomeração de pessoas num único dia.

Na Necrópole, que receberá um público maior, a entrada será pelo portão principal, na avenida Eduardo de Castilho, e a saída pelo lateral da rua Tiradentes. Será obrigatório o uso de máscaras e a administração disponibilizará álcool em gel 70% na entrada dos campos-santos.

Dois bebedouros de água potável serão instalados pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Haverá uma ambulância com motorista e enfermeiro em frente à Necrópole para prestar os primeiros atendimentos em casos de necessidades.

Também estarão dispostas três cadeiras de rodas para pessoas com necessidades especiais e um setor de “achados e perdidos” para facilitar as entregas e recebimentos de documentos extraviados durante a visita ao cemitério.

Equipes da Vigilância Epidemiológica e frente de trabalho estarão nos campos-santos hoje (28) para a colocação de areia até a borda nos vasos ou remoção daqueles que estiverem com acúmulo de água parada. No feriado, eles orientarão aos visitantes sobre os cuidados básicos para evitar a dengue. A secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana providenciará sinalizações para as interdições de ruas e avenidas no entorno da Necrópole.


LIMPEZA

As reformas de lápides e túmulos devem acontecer até hoje e os serviços de limpeza vão até sábado (31). O Daep fará a lavagem com água e cloro dos pisos externos e internos, calçadas e pavimentos no entorno dos cemitérios.

O comércio ambulante poderá funcionar nos espaços públicos externos aos campos-santos, sem cobrança de taxa municipal. “É proibido no interior dos cemitérios. Os fiscais de Obras e Posturas e da Vigilância Sanitária farão os cadastros de todos os responsáveis”, ressaltou.

Além de todos estes cuidados, a Necrópole recebeu melhorias para receber os visitantes no feriado. Dentre as obras, estão a pavimentação na rua principal, que liga o portal de entrada da avenida Eduardo de Castilho até a capela e também na rua que passa defronte à capela, com acesso ao portão da rua Tiradentes, tendo um investimento de mais de R$ 83 mil de recursos próprios.

Houve ainda a pintura interna e externa dos muros e fachada; iluminação do cruzeiro que fica na entrada; instalação de refletores no interior da rua principal; poda de árvores, recolhimento de detritos e limpeza geral.


HISTÓRIA

O primeiro sepultamento na Necrópole foi em 4 de janeiro de 1915, sendo a criança Américo Martins da Costa aos 21 meses de vida. Como já é tradicional, dois jazigos receberão atenção especial. O túmulo mais visitado será o de número 3.335, onde está sepultada uma criança do sexo feminino.

Este natimorto foi enterrado em 25 de novembro de 1927. Constantemente, pessoas deixam oferendas no túmulo acreditando em supostas graças alcançadas. Além de flores, entre os objetos deixados estão brinquedos, roupas, doces e chupetas.

Outro mausoléu que recebeu muita visita foi o do médico e ex-vereador Ramalho Franco que, segundo a história, ajudou muito os pobres sem cobrar pelos serviços e consultas. Ele nasceu em 31 de outubro de 1915 e faleceu em 6 de junho de 1967, vítima de acidente automobilístico na altura do município de José Bonifácio, quando vinha de São José do Rio Preto.

Era adepto do movimento socialista, então orquestrado pela Rússia, como forma de combate ao imperialismo americano que já dominava a humanidade e nosso país. O médico foi um homem considerado controverso, participativo, comunicativo, destemido, irreverente, de constituição física forte, profissionalmente correto e decididamente destemido, principalmente quando a prioridade era a defesa da justiça e da saúde comunitária.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.