Centro de Controle de Zoonoses inicia trabalho de castração animal
Cidade
Inicialmente, serviço será efetuado junto a animais pertencentes a uma parte da zona norte da cidade
Da Redação 02/11/2019Finalizados os prazos de entrega de materiais, equipamentos e medicamentos por parte dos fornecedores, o que ocorreu agora, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “Enfermeira Rosalícia Maria Lundstedt” inicia a partir da próxima segunda-feira o trabalho de castração de cães e gatos.
A ação visa colaborar para a diminuição da superpopulação, especialmente de animais errantes, e o controle de doenças. Inicialmente o serviço será efetuado junto a animais pertencentes a uma parte da zona norte da cidade (Jardim Morumbi), na região onde o CCZ realizou recentemente um censo animal.
A referida área está delimitada entre dois quadriláteros: o primeiro fica entre a rua João Fatori, avenida Getúlio Vargas, rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e avenida Antônio Rodrigues Boucinha.
O outro quadrilátero está delimitado entre a rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, avenida Dib Jorge, Encarnação Martins Ianez e avenida Joaquim José Cheida. Após inauguração do novo e moderno prédio no final de junho, o CCZ já vinha desenvolvendo suas atividades no local, porém o serviço de castração, mais um entre os demais oferecidos, ainda não havia iniciado.
FELINOS
De acordo com informações do encarregado do CCZ, o servidor Ricardo Moraes Baroni, essa primeira área cujos animais serão atendidos passou por um censo que visitou 224 residências, apontando a existência de 102 cães (15 já castrados) e 48 gatos (12 já castrados).
Ainda segundo ele, a prioridade das castrações, inicialmente, será para os felinos. “Os proprietários de animais dessa região não precisam procurar o CCZ. Eles devem aguardar a visita da nossa equipe, que vai de porta em porta informar a data e horário do agendamento da cirurgia”, contou.
“Será tudo bem esquematizado para não haver filas e nem espera. Todo procedimento é agendado com antecedência”, orientou Ricardo. “Aos poucos vamos avançado para outras áreas com o censo e a castração. Vamos avisar a todos, portanto não há necessidade das pessoas comparecerem ao local sem agendamento prévio”, acrescentou ele.
“Estamos esquematizando o atendimento por áreas da cidade. O foco principal do serviço será atender animais de rua, já que o abandono tem sido crescente por parte da população, e áreas com grande densidade de animais não castrados e de famílias de baixa renda”, informou o encarregado.
O CCZ está localizado em área do Recinto de Exposições Jandira Trench (rua Luiz Cremonini 101, Parque Industrial), e o telefone para informações é o 3652-5593. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.