Centro de Estudos de LÃnguas abre inscrições para vagas remanescentes
Educação
Carlos Netto 07/02/2020Estudantes da rede estadual que voltaram às aulas em Penápolis e desejam aprender um novo idioma ainda neste semestre, podem se inscrever na escola Adelino Peters que, como mais 200 unidades do Estado, tem o CEL (Centro de Estudos de Línguas) com vagas para três cursos.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o ano letivo começou na segunda-feira (3), mas alunos interessados em vagas remanentes ainda podem se matricular. Na unidade de Penápolis é possível estudar espanhol, inglês e japonês, com as aulas acontecendo no período de contraturno.
Os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual. A oferta de idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas.
No Adelino, por exemplo, existem 30 vagas para o curso de japonês, oferecido às terças-feiras, nos períodos da manhã e noite. Para o de inglês, oferecidos às segundas-feiras - tarde e noite -, são cinco vagas que estão disponíveis somente para o período da tarde.
Já o espanhol, com aulas às terças-feiras, é o curso que oferece mais vagas em Penápolis: são dez no período da manhã e sete à noite. Para mais informações, bem como os idiomas e as vagas disponíveis, os interessados podem procurar a secretaria do CEL, que fica na avenida Dr. Antônio Define, 1.160, ou pelo telefone (18) 3652-1401.
REGULAMENTO
Para fazer as aulas de inglês é necessário estar cursando o ensino médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do fundamental ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar.
No ato da matrícula, deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade – RG - e declaração de matrícula com número do RA (Registro de Aluno). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
CEL
O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivo principal proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras.
Também aumentam as chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.
A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e cultural dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar. (*) Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.