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Cerimônia de posse dos conselheiros mirins fortalece compromisso com o desenvolvimento sustentável

Cidade

Eles entregaram propostas debatidas no Fórum para conhecimento e aplicação

Registro da cerimônia de posse dos conselheiros e suplentes eleitos

Registro da cerimônia de posse dos conselheiros e suplentes eleitos. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

No último dia 28, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) foi palco da Cerimônia de Posse dos Conselheiros Mirins e Suplentes eleitos no 5° Fórum infanto-juvenil, com o tema “Daep + 40: Planejando Saneamento Básico e o Desenvolvimento Sustentável”.

Durante o evento, a coordenadora do CEA (Centro de Educação Ambiental), Fernanda Marin Campachi, apresentou fotos que retrataram os momentos do 5° Fórum Infantojuvenil, realizado no último dia 15.

O prefeito de Penápolis, Caíque Rossi, ressaltou o protagonismo dos jovens no apoio ao meio ambiente e afirmou que a cidade será beneficiada através da execução das propostas elaboradas.

Ele enfatizou a importância da colaboração da sociedade penapolense e do poder público na construção de um ambiente mais saudável e na eficácia do saneamento ambiental. “O envolvimento dos jovens nesse processo demonstra o compromisso da nova geração com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, parabenizou os alunos e destacou que eles atuarão junto à equipe do CEA, orientando os cidadãos sobre as práticas corretas de descarte de resíduos e o uso racional dos recursos naturais.

Os conselheiros e suplentes eleitos no 5° Fórum foram empossados durante a cerimônia, entregando suas pastas com as propostas elaboradas para o prefeito e o presidente da autarquia.

As propostas elaboradas no 5° fórum abrangem diversas áreas e visam promover a conscientização ambiental e a participação ativa da população.

Entre elas, destacam-se a promoção da educação ambiental desde os primeiros anos escolares; tornar as propostas do fórum públicas para conhecimento da sociedade; identificar áreas com descarte irregular de resíduos e instalar contêineres nessas localidades; estudos para descontos na tarifa de água para munícipes que reciclam o lixo e plantam árvores; investimento em energia limpa; captação de água das chuvas, entre outras. (*) Com informações da A/I do Daep


-- Conselheiros e Suplentes eleitos no 5° fórum:


Luan Batista Stoque - PEI Adelino Peters

Wallacê de Freitas Cachopo - PEI Dr. Carlos Sampaio Filho

Ana Carolina Fulgêncio de Souza Gomes - EE Prof.ª Ester Eunice de Almeida

Yasmim Marques Ferreira dos Santos - PEI Adelino Peters

Yasmim Oliveira Camilo - Sesi 136

Bianca Rodrigues de Brito Faria - EE Prof.ª Joana Helena de Castilho Marques


-- Propostas elaboradas:


1 – Promover Educação ambiental desde os primeiros anos escolares, por meio de projetos específicos com datas pontuais voltadas a este público;

2 – Tornar-se público as propostas elaboradas neste Fórum para conhecimento da sociedade, visando à conscientização e a colaboração do cidadão penapolense quanto atitudes que promovam a salubridade do ambiente;

3 – Identificar áreas com descarte irregular de resíduos e colocar placas de proibido descarte neste local, analisar a viabilidade da instalação de contêineres nestas áreas;

4 – Estudo para viabilidade de desconto na tarifa de água dos munícipes que reciclam o lixo (definir peso) e plantam árvores, criar um selo de boas práticas, divulgar no site e mídias sociais do Daep;

5 – Elaborar projetos para investimento em energia limpa para minimizar os gastos;

6 – Desenvolver projetos para captação de água das chuvas nas escolas e residências por meio de instalação de cisternas para que dessa forma possa ser utilizada nas áreas domésticas como limpeza de quintais, pátios, hortas, jardins e descargas de banheiro sem precisar gastar água tratada;

7 – Promover gincana ambiental, campanhas, eventos beneficentes entre as escolas por faixa etária ou nível escolar, utilizando o Google forms para enviar as propostas de modo que as escolas participarem da elaboração das atividades. Após a elaboração, a proposta deverá ser apresentada a todas as coordenadoras das unidades para planejamento e execução;

8 – Disponibilizar mais um ônibus do CEA com capacidade de 45 lugares para as escolas realizarem os trabalhos da educação ambiental de conteúdo da escola;

9 – Elaboração de projetos para viabilizar a arrecadação de recursos para melhorias nas atividades de Educação Ambiental do CEA como coberturas para dias de chuva, itens de acessibilidade, melhorar a infraestrutura, segurança e demais materiais pedagógicos para uso com os alunos;

10 – Instalar caixa de sugestões e reclamações referente aos serviços prestados pelo DAEP, distribuir nas escolas para alunos, familiares e funcionários das escolas escreverem sugestões para melhoria da cidade. O Daep faria o recolhimento das caixas trimestralmente;

11 – Repensar a situação dos ecopontos como localização, vigilância, fiscalização, podendo propor uma parceria com o munícipe de adotar o ecoponto (zelar pelo local) e obter algum desconto nas taxas;

12 – Intensificar o programa de arborização urbana para todos os bairros, arborizar parques e áreas verdes carentes de arborização, plantar árvores frutíferas para atrair a fauna;

13 – Intensificar e ampliar o quadro de fiscais para maior eficiência da fiscalização quantos aos problemas descarte do lixo, queimadas e desperdício de água por meio da aplicação de multas de maneira mais rígida;

14 – Melhorar a canalização do Córrego Maria Chica, fazer a construção de mais galerias para que enchentes das águas pluviais não transbordem para casas e estabelecimentos comerciais ao redor;

15 – Repensar os pontos onde estão sendo instalados os contêineres. Talvez em pontos estratégicos terá mais eficiência;

16 – Ampliar as ações de conservação e preservação dos mananciais, desenvolvidas pelo Consórcio do Ribeirão Lajeado, intensificando o trabalho com produtor rural na bacia do Lajeado para não ocorrer assoreamentos dos rios;

17 – Pensar a viabilidade por meio de projeto técnico para a implementação de cestos de limpeza nos bueiros para reter os resíduos e não alagar as ruas e assim melhorar a limpeza e não comprometer a eficiência das lagoas de tratamento de esgoto.


 



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