JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cerimônia hoje à noite marcará lançamento oficial do Colégio Funepe

Educação

Início das matrículas acontecerá nas próximas semanas; instituição funcionará em dois turnos

Equipe divulgou detalhes da implantação do Colégio Funepe na manhã de ontem (3), em coletiva

Equipe divulgou detalhes da implantação do Colégio Funepe na manhã de ontem (3), em coletiva. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) lançará em cerimônia oficial, na noite desta quinta-feira (4), o Colégio Funepe. O evento será no auditório do NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural), próximo da praça Dr. Carlos Sampaio Filho, a partir das 19h.

Na manhã de ontem (3), em entrevista coletiva, a equipe trouxe detalhes da metodologia de ensino que haverá na instituição e a expectativa de início dos trabalhos, previstos para 2022. De acordo com o grupo, nas próximas semanas, iniciará o período de matrículas para os ensinos fundamental e médio.

A expectativa é que, inicialmente, sejam colocados 20 alunos por turma. Segundo explicou a diretora Cátia Rodrigues da Silva, eles contarão com o Bernoulli Sistema de Ensino, uma marca educacional renomada no país inteiro. “O colégio contará com um espaço físico totalmente adaptado para o desenvolvimento integral do estudante. Além disso, eles terão oficinas no período de contraturno, como aulas de inglês, reforço, atividades poliesportivas, culturais, entre outras”, disse.

A coordenadora pedagógica Daniela Aparecida Francisco comentou a qualidade do material pedagógico a ser utilizado pela instituição. “Todas as ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado a usaremos com os alunos. Outro ponto muito importante é que os livros e apostilas serão atualizados anualmente, ou seja, temas atuais, como a pandemia do coronavírus, já farão parte do conteúdo”, observou.


TURNOS

O pedido de credenciamento do projeto já foi apresentado e protocolado na Diretoria de Ensino. O colégio funcionará em dois turnos: manhã e tarde, oferecendo atividades para as crianças e jovens durante o período integral. O objetivo é possibilitar que os horários atendam às necessidades de formação plena, em conformidade com o projeto político pedagógico e obedecendo à legislação vigente.

Os estudantes ainda usarão de todos os equipamentos e infraestrutura do ensino superior mantido pela Funepe, como laboratórios, biblioteca, anfiteatros, quadra poliesportiva, piscina, campos de futebol, de experimentos do curso de Engenharia Agronômica - sítio escola -, bem como do rico acervo de materiais pedagógicos. Eles usufruirão, ainda, de uma plataforma online, que conterá informações complementares sobre os assuntos e atividades.

A consultora pedagógica do Bernoulli, Denise Almeida, frisou que o sistema está presente em 600 instituições pelo país e, na região, em São José do Rio Preto, além de outros Estados, como Mato Grosso. “Conquistamos o 1º lugar, a nível nacional, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre as escolas com mais de 60 estudantes participantes e, há 14 anos consecutivos, no ‘Top 10’ das melhores”, garantiu.

Ela complementou que, além do material pedagógico, toda equipe receberá uma formação para utilização das ferramentas disponíveis. “Estaremos sempre em contato com o colégio, discutindo melhorias a serem feitas nos materiais para, assim, proporcionar uma educação de qualidade e adequada que atenda às necessidades locais”, reforçou.


MENSALIDADE

O gerente administrativo da fundação, Márcio Borges, ressaltou que o custeio será acessível. “Fizemos uma pesquisa de mercado e o preço da mensalidade é bem acessível, já que o aluno contará com uma série de benefícios, entre eles, a estrutura de qualidade. O ganho principal, com o início do colégio, é a melhoria na qualidade do ensino, principalmente no superior, feito pela Funepe, além de agregar um valor maior na instituição”, explanou.

O presidente da Funepe, Fábio Gimenes, destacou que, mais uma vez, a instituição registra mais uma conquista educacional em sua história. “A implantação do colégio é mais um momento especial e quem ganhará com isso é toda população penapolense”, finalizou.

Ainda participaram da coletiva o coordenador de administração da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), Wanderli Bastos, e Cledivaldo Donzelli, professor do colégio e membro de uma comissão responsável pela elaboração do projeto. Além do início das matrículas, as próximas etapas serão a formação das equipes e, caso haja necessidade, a contratação de mais professores, por meio de processo seletivo.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.