JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cerimônia marca posse da coronel Adriana Belluzzo, 1ª mulher a comandar a PM da região de Araçatuba

Polícia

Evento no quartel do CPI-10 marcou a passagem de comando e foi muito concorrido

Cerimônia teve a presença do comandante geral da PM paulista e do subcomandante

Cerimônia teve a presença do comandante geral da PM paulista e do subcomandante. Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba/Colaboração

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Primeira mulher a assumir o comando da Polícia Militar na região de Araçatuba (SP), a coronel Adriana Roledo Belluzzo se emocionou ao lembrar da trajetória dela em discurso durante solenidade oficial de posse na manhã desta quinta-feira (25), na sede do CPI-10 (Comando do Policiamento do Interior). Ela é responsável pela PM de 43 municípios.

A passagem de comando foi bastante concorrida e teve a presença de dezenas de autoridades militares, políticas e de representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil e de diversas outras entidades de classe.

Também estiveram presentes integrantes do grupo de escoteiros do qual ela fez parte e que fez questão de agradecer, por ter sido a base para a carreira, coroada ao assumir o comando da Polícia Militar de Araçatuba e mais 42 cidades.


TRAJETÓRIA

Coronel Adriana discursou ao lado do marido, também coronel Luís Marcelo Cunha Belluzo, e das duas filhas do casal. Ela é filha de policial militar e foi incentivada pelo pai a ingressar na instituição, o que aconteceu em janeiro de 1993, após ser aprovada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Ela também se destaca por ser pioneira do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), pertencendo à primeira turma do programa no Estado de São Paulo, de 1993. Atualmente é docente dos respectivos cursos, capacitando policiais militares na aplicação e desenvolvimento do programa.

A oficial também atuou como Chefe da Divisão Administrativa do CPI-10 e ao ser promovida a tenente-coronel, em 2021, foi designada para comandar o 2º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que corresponde a 31 dos 43 municípios da região.


POSSE

Após ser promovida a coronel, ela assumiu o comando do CPI-10 em 16 de março deste ano, em substituição ao coronel Rodrigo Quintino, que transmitiu o comando durante a cerimônia de posse. Ele também foi homenageado em seguida, com a inauguração da foto oficial dele, que passa a integrar a Galeria de Comandantes do CPI-10.

A cerimônia teve a presença do comandante geral da PM paulista, Coronel Cássio Araújo de Freitas, e do subcomandante, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo.

O prefeito Dilador Borges (PSDB) desejou sucesso e se declarou orgulhoso por ser contemporâneo da conquista da coronel Adriana, por ser a primeira mulher a comandar todo o efetivo da região, o que é motivo de orgulho para ela e para a cidade de Araçatuba. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.