JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cia Alternativa apresenta “Cabaret Brecht” dia 1º

Cidade

Novo trabalho foi contemplado pela lei Aldir Blanc e será apresentado ao vivo pelo Youtube

Cena de “Cabaret Brecht”, novo trabalho da Cia Alternativa, contemplado pela lei de emergência cultural

Cena de “Cabaret Brecht”, novo trabalho da Cia Alternativa, contemplado pela lei de emergência cultural. Foto: Cia Alternativa – T.F.

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Após quase oito meses de pausa nos trabalhos presenciais por conta da pandemia da Covid-19, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis, retomou os ensaios para a realização de seu mais novo trabalho: “Cabaret Brecht – dificuldade em dizer a verdade”. O projeto foi selecionado pelo edital municipal de Artes Cênicas da lei de emergência cultural Aldir Blanc e será apresentado ao vivo na terça-feira (1º), a partir das 20h30.

Como contrapartida social, a live será disponibilizada ao público no Youtube da Prefeitura, bastando acessar o canal para acompanhar a apresentação. O público poderá interagir com mensagens no chat durante a live. A classificação é 16 anos.

“Cabaret Brecht - dificuldade em dizer a verdade” é um exercício cênico musical criado pela Cia Alternativa de Teatro, baseado nas músicas e textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, autor que inspira o grupo penapolense. Conforme o ator e um dos fundadores da Cia, Rodrigo Santiago, o projeto surgiu após a reflexão do grupo sobre o teatro e o papel do artista em meio ao caos que se tornou o ano de 2020.

“Buscamos referência na dramaturgia de Brecht para criar uma obra que venha refletir as questões sociais, morais e sanitárias que perpassam o Brasil no meio de uma das maiores crises da humanidade pós-Segunda Guerra Mundial”, comentou. “Cabaret Brencht” conta com um ator, uma atriz e três músicos em cena. No meio de uma pandemia que colocou de joelhos todo o sistema político, econômico e social do país, eles recriam o universo de Brecht por meio de um cabaré.

Em uma sala de ensaio, os artistas passam por músicas, poemas e trechos de peças do dramaturgo alemão que parecem ter sido escritas para o Brasil pandêmico. A temática do processo criativo partiu do ensaio “Cinco dificuldades no escrever a verdade”, escrito por Brecht, em 1934, que reflete sobre o avanço do nazifascismo na Europa.


PROJETOS

Durante todo o período de isolamento social, a Cia Alternativa de Teatro se manteve ativa em ensaios remotos e realização de outros projetos virtuais, como as “Conversas Isoladas”, que contou com 10 edições - de maio a julho - e participações especiais de atores, diretores e professores de teatro reconhecidos nacionalmente.

Em agosto, a Cia foi convidada pelo Sesc-Birigui a participar da oficina virtual “Partilhas e Experimentos Teatrais em Isolamento”, com orientação de Tiche Vianna e Ésio Magalhães, do grupo Barracão de Teatro. Vale destacar que para os ensaios presenciais e live de “Cabaret Brecht”, a Cia adota todo o protocolo de prevenção do coronavírus, inclusive reduziu pela metade o número de artistas do grupo que participam deste exercício cênico. (*) Com informações da A/I da Cia


Ficha Técnica

Elenco: Rodrigo Santiago e Vitória Oliveira/Músicos: Ricardo Ferreira, Mariana Leme e Tadeu Ferreira/Direção Musical: Tadeu Ferreira/Dramaturgia e Direção: Rodrigo Santiago/Assistente de Direção: Thaísa Fernanda/Figurino e Cenografia: Cia Alternativa/Iluminação: Rodrigo Santiago/Assessoria de Imprensa: Thaísa Fernanda/Produção Geral: Rodrigo Santiago/Produção Executiva: Vitória Oliveira e Ricardo Ferreira/Assistente de Produção: Mariana Leme/Operação de luz: Thaísa Fernanda.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.