Cia Alternativa de Teatro conta sua história em projeto do Sesc
Cidade
Grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e a musicalidade na cena
Da Redação 21/03/2021No ano em que comemora cinco anos de existência, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis, recebe um convite especial do Sesc Birigui: participar do projeto “Portfólio”, contando sua trajetória dentro da cena teatral da cidade e região.
Para quem quiser conferir um pouco da história deste grupo penapolense, o vídeo “Portfólio da Cia Alternativa”, encontra-se disponível gratuitamente nas plataformas digitais do Sesc Birigui e também do grupo.
O vídeo produzido é uma espécie de minidocumentário que intercala depoimento dos integrantes, cenas de apresentações, ensaios, fotos e música, tudo isso para mostrar um pouco da trajetória artística, seu modo de fazer e criar, além dos sonhos que impulsionam a seguir pelo caminho da arte.
A Cia Alternativa surgiu em 2016, com o intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserida. O grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e a musicalidade na cena.
PORTFÓLIO
De acordo com um dos fundadores da Cia, o ator e produtor Rodrigo Santiago, o grupo recebeu com muita alegria o convite para participar do projeto. “O Sesc é uma instituição renomada e de grande importância no cenário artístico nacional. Por isso, receber esse convite para contar a nossa história, revisitar tudo o que produzimos ao longo desses cinco anos foi muito especial”, analisou.
A programadora do Sesc Birigui, Bárbara Guirado, explicou que o “Portfólio” é um projeto que abarca as diferentes linguagens artísticas e tem por objetivo registrar, valorizar e difundir a produção de artistas e grupos das cidades atendidas pelo Sesc Birigui.
“Ele já contemplou diversos músicos, artistas visuais, cineastas, dançarinos, grupos de teatro das cidades de Birigui, Araçatuba, Lins e, agora, a Cia Alternativa, de Penápolis. A ideia é circular os trabalhos, pesquisas e produções, permitindo que o público tenha contato com esses vídeos e conheça o trabalho dos artistas, valorizando e reconhecendo a rica produção cultural da nossa região”, comentou.
A gravação aconteceu em fevereiro, no CEU das Artes, local que o grupo utilizava para seus ensaios antes da pandemia da Covid-19. Vale destacar que todos os protocolos de segurança foram rigorosamente seguidos para que o grupo pudesse participar da gravação.
A captação e edição do vídeo foram feitas pela produtora penapolense Under Filmes Independentes, responsável pela identidade visual e sonora do projeto. Além das redes sociais - Facebook e Instagram - do Sesc Birigui e Cia Alternativa, o vídeo também pode ser acessado no canal de Youtube do Sesc Birigui. (*) Com informações da A/I da Cia Alternativa
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.