FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Cia Alternativa estreia “Canto a ti, Princesa!” no Circuito Sesc de Artes

Cidade

Espetáculo será apresentado virtualmente na próxima segunda-feira (13), às 20h

Personagens passeiam por lugares históricos, relembrando memórias e canções

Personagens passeiam por lugares históricos, relembrando memórias e canções. Foto: Thiago Tonello

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Cia Alternativa de Teatro convida toda a população de Penápolis e região para prestigiar a estreia de seu novo trabalho “Canto a ti, Princesa!”, na próxima segunda-feira (13), às 20h. O espetáculo integra a programação do Circuito Sesc de Artes – Praças Digitais/2021 e será transmitido de forma on-line e gratuita pelas plataformas virtuais do Sesc Birigui (Youtube e Facebook).

Essa é a primeira vez que um grupo teatral de Penápolis integra a programação do Circuito Sesc de Artes, divulgando seu trabalho e a cidade em um dos mais importantes eventos culturais do estado. O mais novo trabalho do grupo é uma espécie de peça-filme que promove um passeio pelas ruas de Penápolis, resgatando as memórias dos espaços e suas personagens.

Para contar essa história, o grupo utiliza-se de canções e memórias que guardam e preservam a alma desta cidade também conhecida como “Princesinha do Noroeste Paulista”. Segundo comentou o ator e produtor da Cia Alternativa, Rodrigo Santiago, o convite para participar do Circuito Sesc de Artes partiu do Sesc Birigui, que há algum tempo acompanha o trabalho do grupo.

“Nós sempre participamos do Circuito Sesc como espectadores e sermos convidados para integrar a programação do evento foi um presente. Recebemos o convite com muita alegria pois o Sesc é referência em arte e cultura em âmbito nacional e além disso, em 2021 a Cia Alternativa comemora cinco anos de existência e poder contar um pouco da história da nossa cidade é fantástico”, disse.

Neste ano, por conta da pandemia, o Circuito Sesc de Artes é realizado no formato “Praças Digitais/2021” com programação totalmente virtual, que acontece de 8 a 19 de setembro, envolvendo mais de mil artistas, 157 municípios do Estado de São Paulo, mais de 250 ações artísticas, um Ciclo de Gestão Cultural e atividades formativas. A Cia Alternativa marca presença com o espetáculo audiovisual “Canto a ti, Princesa!”.


MEMÓRIAS

A programadora do Sesc Birigui, Bárbara Guirado, explica que desde 2008 o Circuito Sesc de Artes percorre as praças do interior paulista, entre elas a de Penápolis e que neste ano, com a programação digital, entendeu que era importante manter essa conexão com a cidade.

“A Cia. Alternativa reúne artistas de diferentes grupos e trajetórias de Penápolis e, já em sua criação, traz essa marca de, pela arte, debater e dialogar com as questões sociais de sua região. Neste sentido, foi um prazer estabelecermos essa parceria para a criação de uma obra inédita que parte das memórias e locais históricos de Penápolis para celebrar um futuro de reflexão e cuidado”, analisou.

O trabalho da Cia Alternativa está inserido no eixo “Histórias da nossa terra”, que reúne fatos, modos de fazer e curiosidades regionais, além de trazer as narrativas de diferentes personagens que compõem o território de Penápolis, com suas contradições, vozes, segredos e memórias. “Espero que as praças digitais do Circuito Sesc de Artes 2021 possam ser canais abertos de troca para que algumas histórias da ‘Princesinha do Noroeste’ e de tantos outros territórios do interior do nosso Estado possam ser contadas e recontadas”, comentou.


PROJETOS

O produtor Rodrigo Santiago conta que, quando recebeu o convite, logo pensou em quem poderia ajudar a Cia Alternativa a contar essa história. Foi quando formou parcerias fundamentais para a realização do projeto: os amigos da Cia Pé de Ciranda, o Estúdio Lunna para gravação das músicas, a Under Filmes Produções na captação de vídeo e fotos; além do apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e do Frei Gerson que viabilizaram os espaços para as gravações.

“Então, mesmo durante a pandemia e seguindo todos os protocolos sanitários, produzimos este espetáculo inédito trazendo uma síntese dos pilares que sustentam nosso coletivo: parcerias, amizades e arte para contar e cantar a nossa terra”, afirmou. O secretário de Cultura, Lucas Casella, destaca a importância do trabalho da Cia Alternativa para a cidade.

“É maravilhoso que Penápolis tenha um grupo de teatro que conte sua história de forma tão interessante e criativa. A Cia Alternativa passeou por lugares emblemáticos da nossa cidade, trazendo canções, histórias e personagens que a partir de agora serão conhecidas e lembradas por todos. É também muito significativo que o Sesc tenha esse olhar cuidadoso para os artistas do interior, divulgando seu trabalho, a nossa história”, ressaltou.

Dessa forma, a Cia Alternativa de Teatro convida a todos para prestigiar a estreia do novo trabalho em que, pela primeira vez, os atores saíram do palco e mergulharam de coração no audiovisual, cantando e contando a querida cidade de Penápolis. (*) Com informações da A/I Thaísa Fernanda



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.