JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cia Pé de Ciranda une tecnologia e arte em novo projeto

Cidade

Cartazes foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade

Artistas da Cia Pé de Ciranda durante gravação do projeto “Canto pra Conectar”

Artistas da Cia Pé de Ciranda durante gravação do projeto “Canto pra Conectar”. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Você viu cartazes com QR Code pela cidade e ficou curioso pra saber do que se trata? Pois não precisa ter receio. Basta acionar a câmera de seu celular, apontar para o código que abrirá um link com acesso a apresentações poéticas da Cia Pé de Ciranda. Esse é o projeto “Canto pra Conectar”, idealizado pelo grupo penapolense e contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Por meio dele, a Cia Pé de Ciranda busca vincular a arte dramática à tecnologia, a fim de recuperar os afetos tão fragilizados em meio a essa pandemia da Covid-19.

Segundo comentou o músico e um dos fundadores da Cia, Cleiton Cristian, na impossibilidade dos encontros presenciais devido às medidas de isolamento e distanciamento social adotadas durante a pandemia, o grupo criou o projeto “Canto pra Conectar”, como alternativa de se manter próximo às pessoas através de uma ferramenta tecnológica, levando mensagens de alegria, conforto e esperança.

“Espalhamos mais de 30 cartazes em diversos pontos da cidade. Em cada cartaz há um QR Code diferente, que direciona para uma apresentação virtual de aproximadamente 2 minutos, podendo ser uma música, poesia, palhaçaria ou reflexão de um texto. Todos os vídeos foram feitos com muito carinho pelos artistas da Cia Pé de Ciranda”, explicou.

Os cartazes foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade como Santa Casa, pronto-socorro, postos de saúde, rodoviária, centro comercial. “Escolhemos esses locais por terem fluxo maior de pessoas e que normalmente precisam aguardar por algum tempo. Então, convidamos a assistir nossas apresentações virtuais e por um instante, se desligar da tensão do dia a dia”, convidou Cleiton Cristian.


TEMÁTICAS

Ao todo, a Cia Pé de Ciranda produziu sete vídeos com temáticas diferentes a fim de orientar a comunidade ou simplesmente, levar uma mensagem de acalento e esperança. São eles: “Lembranças”; “Descomplica”; “Se cuide, use máscara”; “Carinho pra você” e a série “Serenata”, com as músicas “Como é grande o meu amor por você”, “Dias melhores” e “A vida de viajante”.

O ator e músico da Cia, David Willian, comenta que em cada ponto estratégico foi colocado um cartaz com link relacionado ao tema. “Na Rodoviária, por exemplo, o QR Code do cartaz direciona para o link da apresentação ‘A vida de viajante’ e assim, vamos nos aproximando das pessoas através da tecnologia e da arte”, destacou.


SUPERAÇÃO

O projeto “Canto pra Conectar” conta com a participação dos artistas penapolenses da Cia Pé de Ciranda: Mônika Norte, Yuri Colevati, José Carlos Adriano, Cleiton Cristian e David Willian. Para eles, durante essa pandemia, o meio virtual se tornou peça fundamental para estreitar a distância; e a arte se transformou em uma grande aliada na superação desse momento delicado.

“Essa é a forma que encontramos da gente se abraçar, matar um pouco a saudade e despertar sentimentos e memórias adormecidos. Estaremos em muitos ‘cantos’. Venha se conectar com a gente!”, convidou a atriz Mônika Norte. Um vídeo explicativo do projeto “Canto pra Conectar” está disponível no canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Penápolis e nas redes sociais da cia. Para quem quiser conferir, os demais vídeos temáticos também encontram-se disponíveis no canal do Youtube da Cia Pé de Ciranda. (*) Com informações da A/I da Cia



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.