Cidade registra mais 4 casos suspeitos do Covid-19
Saúde
Quantidade saltou de 9 para 13 em 24 horas no município
Ivan Ambrósio 20/03/2020Penápolis registrou, nesta sexta-feira (20), mais quatro casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus na cidade. A informação foi divulgada pela secretaria municipal de Saúde. Com isso, de 9 passou a 13. Conforme o boletim, destes, 12 são de moradores locais e um de São Paulo.
Até o momento, não foi registrado nenhum caso positivo e nem óbito em decorrência da doença. Diante do cenário, a partir da próxima segunda-feira (23), o comércio será fechado. O prazo, conforme decreto municipal, é por prazo indeterminado.
Além das lojas, os shoppings centers deverão suspender as atividades. Podem permanecer abertos os hipermercados, supermercados e mercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, hortifrutigranjeiros, açougues, restaurantes, pizzaria e bares, atendendo-se no modal de delivery.
Segundo a norma, esses estabelecimentos poderão regular horários específicos para gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais e outros, para evitar aglomerações. O transporte coletivo municipal não circulará a partir de segunda.
A medida visa proteger os idosos, tendo em vista que mais de 50% dos passageiros que utilizam esse meio pertencem a esse grupo específico. Segundo o Executivo, a maioria não está respeitando as orientações de evitar circulação e permanecer em suas residências, atendendo ao protocolo recomendado por autoridades da saúde.
REGIÃO
Na região, Araçatuba já tem 56 casos, seguido de Birigui (7), Andradina (4), Pereira Barreto (5), Ilha Solteira (3), Guararapes (2), Buritama (1). A Covid-19 já infectou 209 mil pessoas em todo o mundo, causando 8.778 mortes até agora.
No Estado de São Paulo, já são 286 casos confirmados. Um hospital privado da capital paulista comunicou, nesta sexta-feira (20), a morte de um paciente de 70 anos com coronavírus. É a sexta morte registrada no estado de São Paulo na pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde não confirma o caso.
Até ontem, o Estado contabilizava 5 mortes, todas no mesmo hospital, o Santa Maggiore, da Prevent Sênior, e de pacientes com mais de 60 anos. No Brasil, o total já chega a 8 óbitos: outras duas foram registradas no estado do Rio de Janeiro nesta semana.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.