JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cidade sediará audiência para criação da ‘Região de Estado de Penápolis’

Cidade

Vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) deverá participar do evento

Audiência acontecerá amanhã (6), a partir das 14h, no Penápolis Garden Shopping

Audiência acontecerá amanhã (6), a partir das 14h, no Penápolis Garden Shopping. Foto: Governo de SP/Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O município sediará, nesta sexta-feira (6), uma audiência pública sobre a criação da “Região de Estado de Penápolis”. O encontro será a partir das 14h, no Penápolis Garden Shopping, tendo a previsão da presença do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além de prefeitos de outras cidades da região e demais autoridades.

Caso a proposta seja aprovada, Penápolis passará a ser sede de uma região, com a abrangência de outros cinco municípios. Isso ocasionara na desvinculação de Araçatuba que, atualmente, ocupa a sede regional. Audiências neste sentido tem sido realizadas em diversos locais no Estado e tem por objetivo manter as divisões existentes, considerando também o nível de integração regional entre os municípios.


PROPOSTA

A proposta foi desenvolvida com base em estudo feito em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O estudo propõe a criação de uma nova microrregião que, segundo apurado, seria composta por Penápolis (sede), Barbosa, Luiziânia, Avanhandava e Alto Alegre. O município teria ainda iniciado tratativas com Glicério e Braúna para que também possam compor o grupo.

Em entrevista no final da manhã de ontem (4), na Rádio Ativa FM, o prefeito Caíque Rossi (PSD) explicou que a cidade vem se articulando, há algum tempo, para que possa atender os quesitos para se tornar uma sede regional. Caso concretize, Penápolis terá muito a ganhar, juntamente com os demais municípios participantes. “Quando se torna sede regional, os investimentos feitos pelo Estado são maiores. Esta é uma grande oportunidade em alcançar esta conquista”, destacou.

O prefeito destacou ainda que a proposta mostra a valorização do município junto ao governo estadual. “A oportunidade mostra o quanto somos bem vistos e importante para a região, principalmente, após outras conquistas alcançadas neste ano, mostrando a proximidade e a capacidade de continuar se desenvolvendo cada vez mais”, enfatizou.


ANDRADINA

Recentemente, o governo realizou, no final de julho, uma audiência em Andradina, que poderá se tornar sede de sua região. No estudo, além do município, estão incluídas as cidades de Auriflama, Castilho, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Pereira Barreto, São João de Iracema, Sud Mennuci e Suzanápolis. Juntas, somam 236.087 habitantes, com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 6,74 milhões.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.