COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Cidades da microrregião endurecem medidas restritivas para conter avanço da pandemia

Região

Em Luiziânia, comércio só poderá atender no sistema drive-thru ou delivery

Comércio em Luiziânia só poderá atender nas modalidades drive-thru ou delivery

Comércio em Luiziânia só poderá atender nas modalidades drive-thru ou delivery. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Duas cidades da microrregião emitiram decretos municipais, essa semana, endurecendo as medidas restritivas, com o objetivo de conter o avanço de casos suspeitos ou positivos e de óbitos pela Covid-19, o novo coronavírus.

Em Luiziânia (a 41 km de Penápolis), documento assinado pelo prefeito Rogélio Cervigne Barreto (DEM) explicou que as ações foram tomadas pela administração, considerando a necessidade de conter a disseminação do vírus e de garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde.

Dentre as medidas, o comércio local poderá atender, de segunda à sábado, na modalidade drive-thru e delivery até às 19h e, no domingo, até às 14h. Após este horário, apenas entregas à domicílio podem ser feitas, respeitando o limite até às 22h. Elas seguem em vigor até o próximo dia 15 e vale para todos os setores, incluindo bares, restaurantes e lanchonetes.

O decreto ainda determina a proibição de reuniões, concentrações e permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, em praças, ruas e avenidas. “Os eventos esportivos, inclusive um torneio de pipas, seguem suspensos, assim como particulares, ou seja, reuniões com objetivos institucionais, comunitários, recreativos, comerciais ou promocionais, em área urbana ou rural, inclusive em quiosques, chácaras, sítios ou fazendas”, destacou.

Último boletim epidemiológico mostra que os casos positivos de coronavírus no município aumentaram de 196 para 199. Desde o começo da pandemia, sete pacientes não resistiram às complicações e foram a óbito, sete estão em quarentena e 184 se recuperaram.


BRAÚNA

Já Braúna (a 32 km), no último dia 29, fechou os espaços públicos, entre eles, as praças, para conter aglomeração de pessoas. Além de faixas, foram colocados cartazes, informando a decisão tomada pela administração que, a princípio, é por tempo indeterminado.

Agora, novo decreto, com validade até dia 30 deste mês, determina que bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres ficam restritos ao atendimento presencial de domingo à quinta-feira até às 21h e, às sextas e sábados, até às 22h. Nos demais períodos, deverão atuar apenas na modalidade delivery.

Os demais segmentos, segundo o documento assinado pelo prefeito Heitor Verdú (Podemos), poderão atender o público, desde que sigam as determinações sanitárias. Estão proibidos ainda o consumo de bebidas e alimentos em praças, parques e áreas verdes.

No âmbito educacional, as aulas seguem remotas, estando às unidades abertas para receber os estudantes que não dispõem de meios tecnológicos para acompanhar os materiais de ensino. Em caso de descumprimento das medidas por algum estabelecimento, a Prefeitura poderá cassar o alvará de funcionamento.

Braúna está com 501 casos positivos da Covid. Do total, 426 estão curados, 16 aguardam resultado dos exames, três internados – um na Santa Casa de Penápolis e dois no hospital de Alto Alegre - e, desde o começo da pandemia, houve 18 mortes.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.