Cidades da microrregião estão entre as aptas a receber kit parabólica digital
Região
Troca integra implantação do 5G; pedido precisa ser feito por telefone ou site
Ivan Ambrósio 09/03/2023Braúna e Glicério estão entre as 439 brasileiras e as 11 da região habilitadas para a troca de antenas parabólicas pela digital, conforme balanço divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Além delas, fazem parte da lista Araçatuba, Bilac, Brejo Alegre, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Piacatu, Rubiácea e Valparaíso. O pedido para a troca pode ser feito pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site (sigaantenado.com.br), devendo informar o número do CPF e o NIS (Número de Inscrição Social).
Conforme explicou o órgão, a mudança acontece para a limpeza da faixa de 3,5 GHz, como parte do processo de implementação do 5G. Quem não fizer a troca no período poderá ter interferência no sinal de televisão e, após um tempo, não conseguir mais acompanhar a transmissão.
PROCESSO
O processo está ocorrendo porque a próxima geração de tecnologia móvel ocupa o mesmo lugar no céu, que é usado pelo sinal do 5G. Por isso, quem utiliza a antena parabólica para assistir a TV aberta, precisará substituir o equipamento.
Até o momento, 487 municípios foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Até o momento, a população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, ou seja, 40% da população.
A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.