AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Cidades da microrregião intensificam fiscalizações no fim de semana

Região

Alto Alegre e Avanhandava tiveram ações, com apoio da Polícia Militar

Em Alto Alegre, fiscalização foi feita pela Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e PM

Em Alto Alegre, fiscalização foi feita pela Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e PM. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Pelo menos duas cidades da microrregião intensificaram, no final de semana, as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de conter o avanço de casos positivos e óbitos pela Covid-19, o novo coronavírus. A ação, segundo apurado pela reportagem, contou com o apoio da Polícia Militar.

Em Alto Alegre, os trabalhos foram feitos pela Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. O prefeito Carlinho Sussumi (MDB), postou em suas redes sociais que a fiscalização tem por intuito de melhorar os índices de distanciamento social, bem como de constatar que se os proprietários estão cumprindo as normas.

“Agradecemos aos nossos dedicados servidores, aos conselheiros tutelares e à Polícia Militar, nas pessoas do sargento Farias e do capitão Bachiega, pelo fundamental apoio na operação”, destacou. Desde ontem (14), está em vigor decreto municipal, que endurece as medidas restritivas.

As ações, de caráter temporário e excepcional, vão até o dia 27. Quem descumprir, poderá ser penalizado, além do pagamento de multa, que varia de R$ 290,90 – para pessoa física – a R$ 2.909 – pessoa jurídica -, que serão revertidas para o financiamento das ações contra a doença.

Dentre as medidas, os espaços públicos, como as praças, academias ao ar livre, Centro de Lazer do Trabalhador, parque infantis, entre outros, serão interditadas para evitar aglomerações. Áreas de lazer, sociais e salões de festas serão fechadas. Atividades presenciais em templos religiosos, como missas e cultos, estarão proibidas durante o período.

Estão autorizadas as “lives”, com limitação de até cinco pessoas no ambiente, para auxílio às transmissões pelas redes sociais. Ainda conforme o decreto, o atendimento ao público para as demais atividades permitidas na fase vigente do Plano São Paulo é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados das 8h às 14h. Aos domingos, deverão manter-se fechados.

O toque de recolher acontecerá todos os dias, das 19h às 5h. Farmácias poderão funcionar de segunda à sábado até às 20h e, aos domingos, até às 12h. Os postos de combustíveis atenderão no mesmo horário, porém, aos domingos, até às 17h, apenas para abastecimento de veículos, sendo proibida a venda de qualquer produto.

Bares e depósitos de bebidas poderão atuar de segunda à sexta, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 14h, apenas na modalidade drive-thru, sendo proibido o acesso ao público nestes estabelecimentos. Das 17h às 22h, assim como eles, os restaurantes, lanchonetes e similares só poderão atender os clientes por delivery.

Por prazo indeterminado, a realização de eventos particulares estão suspensas, bem como o consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos das 17h às 5h. O estabelecimento que descumprir as normas, além da multa, poderá ter a suspensão do alvará de funcionamento por até 90 dias e, em caso de reincidência, a cassação definitiva do documento.


AVANHANDAVA

Outra cidade que intensificou a fiscalização foi Avanhandava. Os trabalhos foram feitos pela Vigilância Sanitária, Código de Posturas e Polícia Militar. Seis estabelecimento, conforme apurado, foram notificados. Eles estavam em funcionamento após às 21h, o que não é permitido, conforme normas do Plano São Paulo, do governo estadual.

Para todos os estabelecimentos, foi feita orientação e, em caso de reincidência, estarão sujeitos a aplicação de multa. As fiscalizações continuarão no município e, segundo declaração na semana passada, pelo prefeito Ciro Veneroni (PSD), se for necessário, endurecerá as medidas. “Já decretei, recentemente, um lockdown no município num final de semana e não tenho medo de tomar essa atitude mais uma vez”, destacou. (*) Com informações da página Avanews



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.