JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cimpe é contemplada com Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil

Região

Iniciativa combate o problema de armazenamento de entulho de construções

Prefeitos das cidades que compõem o consórcio e equipe participaram da entrega dos equipamentos

Prefeitos das cidades que compõem o consórcio e equipe participaram da entrega dos equipamentos. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O Cimpe (Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis) foi contemplado essa semana pelo governo estadual com recursos para a aquisição de uma Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil. A solenidade ocorreu na capital paulista e foi feita por uma iniciativa do Programa SP+Consórcios, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Participaram do ato, ocorrido na última quarta-feira (29), o presidente e prefeito de Alto Alegre, Carlinhos Sussumi (MDB); os chefes dos Executivos de Avanhandava, Ciro Veneroni, Barbosa, Rodrigo Primo Antunes, ambos do PSDB, e de Luiziânia, Rogélio Cervigne Barreto (DEM), além do diretor de Saúde de Alto Alegre, Sérgio Cherubin, e o secretário executivo do Cimpe, Agnaldo Duarte.

O equipamento trata-se de um triturador de entulhos, que resolve o problema de espaço com resíduos de construção. “O nosso consórcio, composto pelos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, foi contemplado pelo Governo de São Paulo com esta conquista muito importante”, analisou Sussumi.

Serão entregues um total de 27 unidades, com mais de R$ 86 milhões investidos pelo Estado para aquisição dos equipamentos. A Usina Móvel de Resíduos abrange um caminhão, do tipo cavalo mecânico, conjugado a um equipamento móvel de reciclagem com capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas por hora.

O valor investido pelo Estado no equipamento é de R$ 3,2 milhões cada. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é a responsável pela aquisição dos equipamentos, por meio de pregão público eletrônico. “A usina auxiliará as prefeituras integrantes do consórcio na gestão de detritos da construção civil e com a promoção da reciclagem em sistema de rodízio”, destacou o presidente do consórcio.

A contrapartida dos municípios será também de utilizar a carreta, cujas laterais podem ser transformadas em tela de cinema para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental aos alunos da rede local. Além disso, o entulho a ser triturado com a usina poderá ser utilizado nas estradas rurais de terra.

“Nossos agradecimentos ao Rafael Goffi, coordenador do programa, ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) e ao Agnaldo, enaltecendo ainda a união dos prefeitos dos municípios que compõem o consórcio, o que possibilitou esta importante conquista”, finalizou Sussumi.


PROGRAMA

O SP + Consórcios tem por objetivo estimular a atividade consorciada em diversas frentes em prol do desenvolvimento regional. Os principais eixos da iniciativa são convergentes com a agenda de gestores públicos, como a formação e consolidação de consórcios multifinalitários; desburocratização; fortalecimento de lideranças para o desenvolvimento da região; compras públicas consorciadas; inovação; inclusão produtiva; sistema de inspeção municipal, entre outros.

Os principais benefícios da iniciativa são de potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais com inovação da gestão pública para atender melhor a população; estimular um ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.

O programa busca ainda a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Atualmente, 570 municípios participam de algum tipo de consórcio, sendo que a iniciativa visa torná-los 100% multifinalitários, ampliando o acesso às políticas públicas de Estado e fortalecendo as regiões paulistas.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.