JOVEM PAN PENÁPOLIS

Cimpe entrega capacetes de oxigenação, desenvolvidos pela UEM, a Santa Casa

Saúde

Equipamento tem sido recomendado em muitas diretrizes como um suporte respiratório

Capacetes foram entregues pelo presidente Carlinhos Sussumi ao médico Alexandre Damo

Capacetes foram entregues pelo presidente Carlinhos Sussumi ao médico Alexandre Damo. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Cimpe (Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis) -, composto pelas cidades de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis -, entregou, na manhã de ontem (27), cinco capacetes de oxigenação para a Santa Casa local. Os equipamentos, doados pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), foram buscados pelo presidente do consórcio e prefeito de Alto Alegre, Carlinho Sussumi (MDB), na sexta-feira (26).

“Soubemos do projeto por meio de uma amiga de infância, que hoje é doutora e professora na instituição. Entramos em contato e, prontamente, nos dirigimos até a universidade para buscar os capacetes”, disse. O modelo foi desenvolvido pelos professores-doutores Luiz Cótica, Gustavo Dias e Ivair Santos, do Grupo de Desenvolvimento e Inovação em Dispositivos Multifuncionais, vinculado ao Departamento de Física da UEM, e pelo professor-doutor Edson Arpini Miguel, do Departamento de Medicina.


RECOMENDAÇÃO

O capacete de oxigenação tem sido recomendado em muitas diretrizes como um suporte respiratório não invasivo durante a pandemia da Covid-19 em muitos países ao redor do mundo. Entre todos os dispositivos neste sentido, ele é o que proporciona uma menor quantidade de dispersão de partículas e contaminação do ar, podendo mitigar a falta de leitos durante o pico do coronavírus, bem como uma menor necessidade de intubação e ventilação mecânica.

O médico, que é responsável técnico e coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, Alexandre Damo, agradeceu a iniciativa do Cimpe em buscar mais esta alternativa em prol das pessoas que necessitem de atendimento. “É mais uma importante ferramenta que nos ajudará no tratamento dos pacientes e de evitarmos a intubação e colocação do ventilador respiratório”, destacou.

Dentre as vantagens confirmadas com o uso do equipamento, estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio; sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo; melhora dos padrões da gasometria arterial; maior conforto aos pacientes e comunicação com a equipe, podendo utilizar de dietas líquidas durante o uso, bem como o baixo custo de fabricação.

A utilização do equipamento é feita com orientação de profissionais capacitados, com olhar interprofissional de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, estando indicado para enfermos de média gravidade, que não tenham indicação de intubação naquele momento.


ALERTA

Damo aproveitou para fazer um apelo à população da microrregião em evitar aglomerações e redobrar os cuidados, como uso de máscaras, álcool em gel e lavar as mãos constantemente.

“O movimento tem sido grande nos hospitais e a realidade é que o sistema de saúde, infelizmente, não dará conta de atender todo mundo. Os profissionais, por mais que estão se dedicando diariamente, estão esgotados. A mortalidade aumentou em todo o país e estamos diante de variantes do vírus mais graves e que se proliferam de forma mais rápida. Por isso, peço que evitem aglomerações, fiquem isolados e mantenham o distanciamento”, alertou.

Sussumi aproveitou para agradecer a todos os profissionais da UEM e a união dos prefeitos da microrregião - Ciro (Avanhandava), Rodrigo (Barbosa), Heitor (Braúna), Ildo (Glicério), Rogélio (Luiziânia) e Caíque (Penápolis) - em buscar novas alternativas em prol da saúde. “Parabenizo a todos e continuaremos trabalhando para conseguir mais equipamentos para atendimento a todos que necessitarem”, finalizou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.