AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Cisa reafirma compromisso de articular saúde mental em Penápolis e microrregião

Cidade

Serviço atende Penápolis e cidades da comarca, que são integrantes do Consórcio Intermunicial de Saúde

Atividade foi realizada dentro das ações direcionadas ao acolhimento, vínculo terapêutico e de humanização e ressocialização

Atividade foi realizada dentro das ações direcionadas ao acolhimento, vínculo terapêutico e de humanização e ressocialização. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS 2 - AD “Horizontes Reais”, projeto do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Penápolis), serviço especializado em atendimento de pessoas com sofrimento psíquico em função do uso de álcool e ou outras drogas, tem como papel principal ser articulador da saúde mental na microrregião.

Essa foi à observação da presidente do Cisa e prefeita de Alto Alegre, Helena Berto, ao comentar uma atividade direcionada aos pacientes neste final de ano. Segundo ela, como o Caps 2 - AD tem esse papel, também tem procurado se estabelecer como instrumento primordial na organização e estruturação da Raps (Rede de Atenção Psicossocial).

Helena explicou que essa rede propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. “Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade”, destacou.

Tendo realizado atividades para capacitar a rede de atendimento psicossocial (saúde, assistência e educação), o objetivo é desenvolver e apoiar as ações direcionadas ao acolhimento, vínculo terapêutico, promovendo a humanização e a ressocialização dos pacientes.

Gerenciados pelo Cisa, o CAPS AD oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita. Para o atendimento existe uma equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra e clínico geral, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros, entre outros profissionais.

O objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. O atendimento é destinado a pacientes da microrregião de Penápolis, abrangendo os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. Está localizado na rua Anchieta, 2, Centro, com atendimento de segunda à sexta-feira.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.