Clientes retomam rotina de almoçar nos restaurantes
Economia
Responsáveis esperam retorno gradativo nos próximos dias
Carlos Netto 04/06/2020Com a flexibilização das atividades comerciais, alguns estabelecimentos estão retomando à rotina e o atendimento presencial de seus clientes, desde que sigam as recomendações impostas pelos órgãos de saúde. Com os restaurantes em Penápolis, a situação não é diferente.
O Panela de Barro, que fica na rua São Francisco, no Centro, foi um dos que abriu o salão nesta semana, embora já estivesse trabalhando no sistema delivery e entregando marmitas no balcão. O proprietário Pablo Ambrósio Ianela informou que os clientes estão retornando aos poucos.
“Hoje (ontem), o movimento foi melhor do que dos dias anteriores. As pessoas estão percebendo que estamos adotando todas as medidas necessárias”, explicou. Ele ainda relatou que, durante a quarentena, sem abrir para consumo no local, o restaurante já trabalhava atendendo dentro das regras e agora, com público, nada mudou em relação às medidas sanitárias.
COMPARAÇÃO
A responsável por outro estabelecimento na região central, que preferiu não se identificar e serve marmitas, disse que fazendo uma comparação ao período da quarentena e, agora, o fornecimento não teve queda acentuada, pois a rotina do delivery continuou normalmente.
Segundo ela, a mudança maior foi vista no salão. “Os clientes que comiam aqui, geralmente vendedores e viajantes que estavam acostumados com a rotina de almoçar, estão retornando aos poucos”, disse. Ainda conforme a proprietária, alguns ainda estão temerosos em relação à aglomeração de pessoas e, por isso, preferem levar marmita.
O espaço também teve adequação, com redução no número de mesas e somente duas cadeiras em cada uma delas. Os demais ouvidos pelo INTERIOR argumentaram que a expectativa é que, durante a semana, o público aumente, o que deve ocorrer no sábado (6), quando os lojistas esperam a presença de mais pessoas nas ruas por conta da liberação de pagamento de salários, programado para o quinto dia útil do mês.
DECRETO
A Prefeitura de Penápolis publicou o decreto municipal estabelecendo as atividades que poderiam ser retomadas a partir do dia 1º e as medidas de prevenção que cada uma delas teriam que seguir durante essa flexibilização da quarentena do coronavírus. Elas seguem as orientações estabelecidas pelo governo do estado para a retomada das atividades, dentro do Plano São Paulo.
Penápolis está na Fase 2 (cor laranja), que permitiu a retomada de atividades não essenciais como shoppings, bares, restaurantes, imobiliárias, escritórios e concessionárias, a partir desta segunda-feira (1º). O decreto pode ser conferido na íntegra no site do Executivo.
A retomada está sendo gradual e com restrições, pois devem seguir as diretrizes específicas determinadas pelo decreto. Segundo o documento, o funcionamento do estabelecimento deve ser com capacidade operacional limitada em 40% e adequação do layout das mesas para atender à distância mínima entre as pessoas, pelo menos 1,5 metro.
Outra possibilidade é o uso de barreiras físicas. As portas dever ser mantidas abertas em tempo integral e um funcionário deverá limpar frequentemente o salão de alimentação. O estabelecimento teve que capacitar todos os colaboradores sobre as medidas de prevenção durante o atendimento e garantir que todos estejam usando máscaras e equipamentos de proteção.
Outra medida é reforçar a higienização de mesas e cadeiras, evitar a permanência de objetos e aumentar a limpeza dos cardápios, que deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização. Deve haver, ainda, a disponibilização de álcool em gel em cada mesa e substituir o guardanapo de tecido pelo de papel.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.