BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Clima: tempo muda e população tira agasalho do armário

Cidade

Termômetros do Daep registraram 6 graus na madrugada de ontem (30)

População precisou tirar do guarda-roupa blusas e casacos para se proteger do frio

População precisou tirar do guarda-roupa blusas e casacos para se proteger do frio. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A mudança brusca no clima trouxe baixas temperaturas em Penápolis, mudando o visual da população, que precisou tirar do guarda-roupa blusas e casacos que, há algum tempo, estavam sem uso, para se aquecerem. Quem saiu de casa na manhã de ontem (30), precisou se proteger do vento gelado, que atingiu a cidade.

Na região central, quem estava sem agasalho passou frio. A queda brusca da temperatura atingiu a marca de 6 graus durante a madrugada, conforme o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). No começo da tarde, o clima atingiu 15ºC.

Alguns municípios da região também registraram baixas temperaturas e alguns locais houve geada. Em Avanhandava, os termômetros marcaram 4ºC. De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), Araçatuba registrou mínima de 2,9ºC, às 8h. Foi, até o momento, a temperatura mais baixa do ano.

Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma forte massa de ar frio polar deixa as temperaturas baixas em todo estado de São Paulo.

“O céu ficará claro no interior paulista, favorecendo a previsão de geadas nas regiões de baixadas, vales e serranas, principalmente no oeste, sul e centro do estado durante a madrugada”, explicou. Ainda conforme o órgão, a previsão para esta quinta-feira (1º) na cidade é de 5 graus às 3h; 6ºC às 6h e 9º às 9h.


DEFESA

A Defesa Civil alertou, no começo da semana, sobre as baixas temperaturas nos próximos dias no interior. De acordo com o órgão, uma nova massa de ar polar avançou sobre o estado, derrubando o clima. Por causa da “onda de frio”, o órgão pede atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, pois podem aumentar as chances de hipotermia e de doenças respiratórias. O telefone da Defesa Civil é o 199.


PREVISÃO

O clima deve permanecer ameno nos próximos dias, conforme o site Climatempo. Hoje, as temperaturas devem ser de 5ºC a mínima e 26ºC a máxima. Na sexta (2), a mínima será de 9ºC e a máxima de 28ºC. Ambos os dias será de tempo ensolarado, com geada ao amanhecer e, à noite, o céu permanecerá limpo.

No sábado (3), o clima deverá esquentar um pouco. A máxima pode chegar a 30º C e a mínima a 13ºC. Já no domingo (4), a previsão é de sol o dia todo sem nuvens no céu e noite de tempo aberto, sem nuvens. A temperatura deve ser de 13ºC, tendo a máxima de 29ºC.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.