Clube Penapolense celebra centenário com lançamento de livro e anúncio de novas obras
Cidade
Diretoria anunciou construção do novo espaço para a academia e remodelação da fachada do clube
Gilson Ramos 17/01/2021Privilégio poder celebrar, neste 16 de janeiro de 2021, o 1º centenário do Clube Penapolense, uma das referências regionais de maior qualidade no seu setor. A diretoria executiva e os conselhos fiscal, de sindicância e deliberativo promoveram, na manhã de sábado (16), uma comemoração restrita, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas significativa pela data centenária do clube.
O acontecimento era para ser celebrado grandemente, mas com responsabilidade é preciso, neste momento, seguir todas as recomendações das autoridades sanitárias quanto à prevenção a Covid-19. Um ato celebrativo no espaço do novo quiosque, em número reduzido de convidados, com distanciamento social, uso obrigatório de máscara facial e higienização das mãos garantiram atitudes responsáveis de quem tem compromisso em preservar a vida das pessoas.
A cerimônia pelas redes sociais do clube, aproximando assim aos associados da celebração do Centenário. “Essa data não poderia passar em branco. Por isso aqui estamos. É um dia memorável, que ficará gravado nos anais de Penápolis, e nos registros de memória do Clube Penapolense”, destacou o presidente Evandro Leite Fernandes.
Além das apresentações e homenagens, houve o lançamento do livro do Centenário do Clube Penapolense, de autoria do jornalista Ricardo Alves Carneiro, o Cacá. Após sua apresentação, ele presenteou com a obra o presidente e outras personalidades que passaram pela presidência do CP.
A celebração marcou ainda o anúncio de dois grandes projetos: a construção do novo espaço para a academia, remodelação da fachada do clube com instalação de elevador e a reforma de todo o piso superior. Tratam-se de obras complexas que somadas chegam a R$ 1 milhão. Tudo a ser apresentado para aprovação do conselho deliberativo e com segurança de fluxo de caixa para os pagamentos de acordo com o andamento do cronograma.
HISTÓRIA
De acordo com apanhados históricos do jornalista Ricardo Alves, o Clube Penapolense foi instituído oficialmente em 16 de janeiro de 1921, em sede provavelmente na avenida Adolf Hecht (não foi encontrada confirmação do local), quando Penápolis completaria 13 anos de fundação. Teve como primeiro presidente o médico José Aniceto Correa de Mello e surgiu com o objetivo de proporcionar entretenimento com leituras, palestras, conferências, saraus e jogos nos seus salões.
A 2ª sede, cuja arquitetura engrandece até hoje a cidade, foi inaugurada em 1925 com o prédio ocupado depois pelo Museu do Sol. Entre inúmeros eventos, o carnaval marca grande tradição. O agito na antiga sede era tão grande que foi necessário reforçar a estrutura do salão no piso superior.
Em 1949, foi inaugurada a primeira piscina, até então através de outra sociedade e local, a Associação Penapolense de Natação na avenida Luís Osório, em sede que se tornou a definitiva com a junção dela com o Clube Penapolense em 1961. A união viabilizou fortalecimento e crescimento. Ao completar 100 anos, o Clube Penapolense tem cerca de 1,7 mil sócios que, somando seus dependentes, supera oito mil pessoas com direito a frequentar as dependências.
CONQUISTAS
Após a fala do presidente e apresentação nominal dos eleitos para diretoria executiva e conselhos fiscal, de sindicância e deliberativo, foi prestado contas das obras e melhorias executadas no primeiro mandato da atual diretoria. O vice, Evandro Mateus, ressaltou que um dos objetivos da atual diretoria foi preparar o Clube Penapolense para esse momento, da celebração do seu centenário.
“Muitas foram as obras e investimentos em melhorias. A interrupção das atividades no clube durante a pandemia da Covid-19 serviu para os gestores realizar melhorias e manutenção”, disse. Ele afirmou que o compromisso da diretoria é o de zelar pela preservação da estrutura do clube.
HOMENAGENS
Graças aos carismas próprios de pioneiros que conseguiram incutir nas gestões seu espírito, idealismo e a determinação coletiva, pode-se celebrar o Centenário do CP, honrando a história, trabalho e a memória daqueles que estiveram à frente das diretorias. A cerimônia contou com a presença de diversos ex-presidentes, entre eles, um dos primeiros, Dr. Edson João Geraissate.
A ideia de um livro que historie a rica trajetória centenária do Clube Penapolense teve a intenção não apenas de evocar a memória dos associados atuais e de longa participação no quadro associativo do clube, mas, de maneira especial, está endereçado às novas gerações para que também elas possam empunhar e desfraldar a bandeira de uma iniciativa que tantos benefícios trouxe, traz e poderá trazer às novas gerações.
“Ao celebramos o Primeiro Centenário do Clube Penapolense, este acontecimento registra e pereniza a história de luta, de dedicação, de amor e zelo por um clube associativo, a despeito de condições desfavoráveis em determinados períodos, materializada numa instituição que completa 100 anos de existência. O legado oportuniza à atual e às próximas gerações a construção de uma sociedade cujos valores estejam alinhados com os pilares da eficiência, transparência e da cooperação”, finalizou o presidente Evandro Fernandes.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.