Cmeis passam por pequenas reformas e melhorias nas unidades
Educação
Da Redação 02/08/2020Desde que iniciou o período de isolamento social no final de março, por conta da pandemia da Covid-19, a secretaria municipal de Educação tem investido em diversas obras de melhorias nas unidades. Os quatro Cmeis (Centros Municipais de Educação Integrada), conhecidos como antigos barracões comunitários, têm passado por pequenas reformas e diversas ações de melhorias.
As unidades - Jardim Eldorado, Tóquio, Planalto e Alto das Brisas - estão sendo atendidas com melhorias de acordo com suas necessidades específicas, entretanto, algumas ações são realizadas de forma geral, entre elas: nova pintura do barrado nas paredes das unidades que agora está recebendo a cor padrão azul; a pintura no pátio de quadrinhas de brincadeiras antigas, como por exemplo, amarelinha.
As cortinas das salas que estavam bastante desgastadas pelo tempo foram reformadas ou substituídas; também foi realizada a poda de árvores nas calçadas externas das unidades, além da troca dos postinhos de sustentação da cerca que delimitam o espaço das hortas existentes nos Cmeis.
No Eldorado, foi efetuada a troca da pia da cozinha que também ganhou novo gabinete; a sala da secretaria ganhou novo piso com resina epóxi; a calçada da frente da unidade recebeu pintura em grafite, bem como a casa de máquina da piscina também foi pintada.
No Planalto, as reformas ainda estão em andamento, sendo executados os pequenos reparos na frente da unidade, pintura das salas, do barrado das paredes e a reforma das lousas que estavam bastante deterioradas.
Já no Alto das Brisas, foi executada a troca de tubulação da piscina, além da pintura da casa de máquinas; barrado azul na parede e novo piso da secretaria feito com resina epóxi. Os funcionários também estão trabalhando na pintura artística na parte interna do muro da unidade, bem como na feitura dos desenhos de quadrinhas no pátio.
Por fim, no Cmei Tóquio será executada uma ampla reforma nos sanitários dos alunos (feminino e masculino), com a troca dos vasos, revestimentos das paredes e implantação de válvulas hidráulicas. Além disso, os sanitários serão adaptados para acessibilidade.
Todas as melhorias estão sendo feitas por meio de parceria entre as secretarias de Educação, que faz a aquisição dos materiais e a de Obras e Serviços, que executa a mão de obra. Os funcionários das unidades também trabalham em muitas ações de melhorias nos Cmeis.
ISOLAMENTO
Segundo explicou a secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, as pequenas reformas realizadas nos Cmeis estão sendo feitas neste momento quando não há crianças nas unidades. “Aproveitamos o período de isolamento para executar diversas ações que não seriam possíveis com as crianças nas escolas; e assim, estamos preparando as unidades para receber os alunos e funcionários quando for possível voltar às aulas”, disse.
A coordenadora dos Cmeis, Maria Francisca Bonini Manzano, ressalta que mesmo com as unidades fechadas, os trabalhos internos não pararam. “As equipes continuam trabalhando todos os dias para que nossas crianças tenham um ambiente adequado e prazeroso quando voltar às aulas”, explicou.
A secretária agradece o empenho e dedicação de todos os funcionários e também o apoio da secretaria de Obras para a realização das melhorias nas unidades. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.