Cobertura vacinal contra a gripe está em apenas 24,60% Penápolis
Saúde
Este percentual corresponde a um total de 6.452 doses aplicadas, de um público-alvo de 25.515
Da Redação 30/05/2023A baixa procura da vacina contra gripe pelos grupos prioritários preocupa a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis. Até o momento, apenas 24,60% dos idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores foram imunizados.
Este percentual corresponde a um total de 6.452 doses aplicadas, de um público-alvo de aproximadamente 25.515 pessoas. Os dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica correspondem à atualização da campanha na cidade até a última sexta-feira (26).
A vacina contra a gripe utilizada é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), portanto garante maior proteção às pessoas. No Brasil, em 2019 e 2020, a campanha de imunização atingiu mais de 90% de adesão da população.
Nos últimos anos, no entanto, o índice despencou, ficando até abaixo de 70% em 2022. A doença provocou mais de 1,6 mil mortes em todo o país. Agora em 2023, novamente a população brasileira não está se vacinando: a adesão tem estado muito baixa em todas as partes do país.
Até o momento, apenas pouco mais de 37% do público-alvo já se vacinou, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados do LocalizaSUS - ferramenta do Ministério da Saúde - divulgados na sexta, indicam que entre as crianças de seis meses a menos de seis anos, a cobertura está em 17,3%. Entre as gestantes é de 24,7%.
A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. Ela é anualmente atualizada para uma proteção eficaz. A dose, então, é fundamental para evitar casos graves e mortes. Todos os brasileiros acima de seis meses de idade podem se imunizar.
MACROS
A vacinação é gratuita e, em Penápolis, acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h, nas Macros de Saúde 1, 2 e 3 (Jardim Eldorado, Centro e Santa Terezinha). É importante levar a carteirinha.
As campanhas de imunização contra Covid-19 e gripe ocorrem de forma simultânea e não há contraindicação para as doses serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.