Cobrança por estacionamento já está em andamento na Santa Casa
Saúde
Permissão no pronto-socorro é somente para desembarque
Carlos Netto 17/03/2020A Santa Casa de Penápolis iniciou ontem (16), o serviço de estacionamento rotativo na frente do hospital, com o pagamento de R$ 2,50 por duas horas de permanência. No período da tarde, a reportagem do INTERIOR acompanhou o trabalho de três funcionários, da própria entidade, que faziam a cobrança daqueles que estacionavam no local.
Durante a permanência, observou-se que a maioria dos motoristas era receptiva à proposta, tendo um deles afirmado que a cobrança ampliaria as vagas existentes. Uma das atendentes disse que nem todos agiram da mesma maneira e criticaram o pagamento do valor estipulado. Mesmo assim, durante o dia de ontem, o trabalho foi muito bom, segundo os funcionários. Dois motoristas, quando abordados, nem quiseram receber o troco, ficando o pagamento no valor de R$ 3.
Quando perguntado sobre a ação, responderam que estavam ajudando a Santa Casa. A funcionária informou que isso ocorreu com frequência durante todo o dia. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que antes, nesse horário - por volta das 15h30 -, era impossível ter vagas disponíveis para estacionar. “Agora ficou muito bom”, elogiou.
A implantação do serviço, conforme já havia informando Roberto Torsiano, superintendente do hospital, veio após receber reclamações de usuários, por conta da falta de rotatividade. Ele observou ainda o grande o número de pessoas que precisam ir ao hospital e nem sempre conseguem usar o estacionamento. Isso ocorria por conta das pessoas estacionarem para trabalhar nas imediações.
Nesse primeiro momento, a cobrança é feita por abordagem, mas futuramente o sistema acompanhará a Santa Casa de Araçatuba, com portaria e priorizando quem for utilizar os serviços hospitalares. Segundo o hospital, essa é a melhor forma de oferecer maior rotatividade e mais vagas para o estacionamento ao longo do dia.
A Santa Casa reforçou que a decisão foi tomada para fazer com que o local tenha melhor uso, o que não vinha ocorrendo até então, pois desde as primeiras horas da manhã as vagas já estavam ocupadas por pessoas que trabalham no entorno, e não as que estavam usando serviços do hospital.
HORÁRIOS
Segundo o superintendente, a cobrança por permanência nessas vagas é feita por meio de agentes autorizados, no próprio estacionamento, que serão responsáveis pelo recebimento e preenchimento dos talões, nos moldes da Zona Azul.
O período será de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 12h, com isenção aos domingos. Em relação aos médicos, eles poderão deixar seus veículos nos fundos da Santa Casa, já que existe espaço suficiente para ser usado como estacionamento.
PRONTO-SOCORRO
Sobre aqueles que precisam levar alguém ao pronto-socorro, o superintendente do hospital informou que não haverá cobrança para o desembarque do paciente. Após deixá-lo, o motorista tem a opção de ficar no local, mas com o pagamento pelo tempo que permanecer.
Torsiano observou que, ao levar um paciente ao PS, o condutor terá total liberdade de acesso à rampa de embarque e desembarque para realizar os procedimentos de entrada. Porém, não poderá permanecer na rampa, devendo procurar um local para estacionar, seja no espaço da Santa Casa ou na rua, já que o pronto-socorro não possui um local próprio.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.