Colar de Girassol e abafadores de ruído estão disponíveis para retirada
Cidade
Trata-se de um importante instrumento de inclusão utilizado para identificação das pessoas com algum tipo de deficiência não visível
Da Redação 09/01/2025A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis informa à comunidade que o Colar de Girassol e os abafadores de ruído para pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) continuam disponíveis para retirada, gratuitamente.
Segundo explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, todas as pessoas da comunidade com diagnóstico definitivo têm direito a receber estes itens, além da Carteira de Identificação para Autista.
“A partir dos nossos levantamentos sabemos que existe demanda na cidade, mas muitas famílias ainda não nos procuraram. Queremos incentivar essas pessoas a comparecerem e fazerem a retirada”, destacou Pedro.
COLAR DE GIRASSOL
Sobre o Colar de Girassol ele explicou que trata-se de um importante instrumento de inclusão utilizado para identificação das pessoas com algum tipo de deficiência não visível.
Conforme rege a lei em vigor, é considerada pessoa com deficiência não visível aquela que tem impedimento de natureza mental, intelectual ou sensorial, tendo em vista que isso impossibilite sua interação plena na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Pedro lembrou que por meio do uso do Colar de Girassol, a pessoa com deficiência oculta terá assegurados os direitos à atenção especial e ao atendimento prioritário e humanizado. O Colar de Girassol pode ser usado de forma espontânea e voluntária.
Os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade fazem o fornecimento gratuito do colar. O documento comprobatório (laudo médico ou declaração médica) deve ser apresentado junto aos documentos pessoais para obtenção do colar no ato da requisição junto às unidades de CRAS.
A ação da secretaria se dá em cumprimento à Lei Municipal nº 2715/2023, de autoria da então vereadora Letícia Takano Sader.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
A respeito do TEA, a Secretaria de Desenvolvimento Social informa que a população pode obter a Carteira de Identificação para Autista de forma simples e rápida. Basta que os interessados compareçam às unidades de CRAS, levando uma declaração médica da rede municipal de saúde que comprove essa condição especial.
O secretário Pedro Sanchez enfatizou que o município de Penápolis instituiu a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, por meio da lei municipal nº 2.505, de 07 de maio de 2021. A referida lei contempla o Transtorno Autista, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e Síndrome de Rett.
Para estas pessoas existe também o fornecimento gratuito de abafadores de ruído. Este equipamento ajuda reduzir a sobrecarga sensorial, auxiliando na concentração em ambientes ruidosos, como escolas ou locais de trabalho.
O uso do abafador facilita a participação em atividades sociais, reduzindo a ansiedade causada pelo excesso de ruído.
“Isso certamente melhora a qualidade de vida, permitindo que a pessoa com TEA se sinta mais confortável e menos estressada em seu dia a dia”, frisou.
“Mas é importante frisar que nem todo Autista necessita de uso de abafadores. Em alguns casos, esse equipamento pode gerar mais desconforto do que benefício à pessoa. É por essa razão que a entrega só é feita mediante a apresentação do laudo médico, atestando a necessidade”, concluiu o secretário.
ONDE
O CRAS "Yone Lacava Pereira” (CRAS Planalto) fica localizado na rua Manoel Foz 515 - Vila Aparecida. O telefone para informações é o (18) 3653-4893.
O CRAS “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” (CRAS Eldorado) fica na rua Amazonas 136 - Vila América, e o telefone para obter informações é (18) 3653-7291.
Em ambas as unidades o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (*) Com informações da Secom-PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.