COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colégio Anglo vence provas da Maratona Cívica Semana da Pátria

Cidade

Alunos representantes do Anglo venceram na prova individual, redação e na totalização de pontos por equipes

Equipe do Colégio Anglo recebe o troféu de 1º lugar na classificação geral

Equipe do Colégio Anglo recebe o troféu de 1º lugar na classificação geral. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Obtendo o primeiro lugar na classificação por Equipes, na prova individual para alunos da 9ª série e também na Redação, o Colégio Afonso Pena, o Anglo de Penápolis, sagrou-se novamente o campeão da 45ª Edição da Maratona Cívico-Cultural “Semana da Pátria”. Este evento ligado às comemorações da Semana da Pátria em Penápolis é promovido pela Loja Maçônica “Estrela Noroeste do Brasil”.

A cerimônia de premiação e encerramento ocorreu na manhã de domingo (1º) no templo da Loja Maçônica, no centro da cidade. Participaram todos os alunos inscritos e que fizeram as provas no dia anterior, no campus I da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis).

Na prova individual, o aluno Augusto Sena C. do Nascimento fez 36 pontos dos 40 possíveis, sendo 19 de Geografia e 17 de História. Na Redação, prova destinada aos alunos do Ensino Médio, o primeiro lugar ficou com a aluna Bárbara de Araújo Barbieri, do 3º ano. O tema definido para todos os alunos foi “Apesar dos percalços, valorize a vida!”. Na somatória por equipes, o Anglo totalizou 127 pontos, dos quais 66 de Geografia e 61 de História.

A Maratona premiou ainda com Bolsa de Estudos o aluno da 9ª Série, de Escola Pública, classificado em 1º Lugar com Bolsa de Estudos para o Ensino Médio no Colégio Futuro em Penápolis. A vencedora foi Raiza Cardoso Morelli, da EE Prof. Ester Eunice Almeida de Oliveira, de Penápolis.

Aluna da 9º. Ano de Escola Pública, classificada em 2º. Lugar foi agraciada com Bolsa de Estudos para o Ensino Médio no Colégio Girassol, em Avanhandava. Fabiana Martins Alves da Silva, da EE “Dr. Carlos Sampaio Filho”, de Penápolis, que por dificuldades de locomoção não pode aceitar a bolsa. Em seu lugar a bolsa foi direcionada ao aluno Vitor Rodrigues Silva, da EE “Vicente Felício”, da cidade de Birigui, que também declinou da bolsa por dificuldade de locomoção.

A Loja Maçônica junto com o Colégio Girassol estudarão outra possibilidade de direcionar a Bolsa do Estudos oferecida. Como de costume foram ofertados prêmios aos professores, sendo agraciados Marcos Roberto Peres e João Batista Nicolau do Carmo, do Colégio Anglo, campeão novamente da Maratona.

No sorteio dentre os professores, indicados pelas escolas e que participaram no preparo das equipes, o prêmio foi para Márcia Garcia Martin, da EE “Exp. Diogo Garcia Martins”, de Alto Alegre.

Antes da premiação, houve a abertura da Cerimônia com a entrada do Pavilhão Nacional, a leitura de um poema sobre a participação da Maçonaria na Proclamação da Independência de autoria de Paulo Santana, membro da Loja Estrela Noroeste, e uma palestra motivacional, com o também maçom da mesma Loja, José Luiz do Valle, que abordou o tema “A importância do trabalho voluntário”.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Loja Maçônica, Sergio Brito, e contou a participação de grande número de membros da Loja e do Departamento Feminino, autoridades, familiares e convidados.


MOTIVAÇÃO

O Coordenador da Maratona, Adhemar Módena, que conduziu a divulgação dos vencedores, ressaltou que o evento não é uma competição, mas a valorização da família, da escola, da convivência fraterna, com respeito às tradições, ao civismo e na formação sócio-cultural de uma juventude que terá a responsabilidade de ocupar posições de liderança.

“O suor nas costas não representa peso e nem encargos do trabalho. Representa, acima de tudo, a vontade, ideal de se tornar realidade, ajudando com um grão de areia ou uma gotícula de estuda, nossa juventude tão conturbada e influenciada negativamente, a cultivar a disciplina, o respeito, o compromisso e outros valores indispensáveis para a formação ética, moral, social e cultural”.

Sobre a premiação, Módena frisou que não há um intuito de competição. “A Maratona quer promover novas amizades, e que os alunos que mais se destacaram se sintam realizados, levando no peito o sentimento de ter feito a diferença”. Bastante emocionado, o coordenador foi aplaudido de pé por todos os presentes à cerimônia.

Além de medalhas aos primeiros colocados de cada categoria, todos os alunos receberam Certificado de Participação. A edição 45 da Maratona Cívico-Cultural “Semana da Pátria” contou com 95 alunos no total, sendo 64 do Ensino Fundamental e 31 do Ensino Médio.

As escolas participantes foram: EE “Expedicionário Diogo Garcia Martins” de Alto Alegre, Colégio Girassol, de Avanhandava, EE “José Carlos da Silva”, de Barbosa, EE “Vicente Felício Primo” de Birigui, Instituto Federal (IFSP) de Birigui, EE “José Florentino de Souza”, de Braúna, EE “Oswaldo Januzzi” de Buritama, EE “Prefeito Francisco Antonino” de Luiziânia, e EE “Manoel Bento Neto”, da cidade de Santópolis do Aguapeí.

De Penápolis as seguintes instituições de ensino: Colégio Futuro, EE “Dr. Carlos Sampaio Filho”, EE “Profª Ester Eunice Almeida F. de Oliveira”, EE “Profª Joana Helena de Castilho Marques”, EE “Profº João Teixeira Sampaio”, EE “Profª Luiza Maria Bernardes Nory”, EE “Profª Yone Dias de Aguiar”, e EEIEFM “Afonso Pena” (Anglo).



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.