Coletores se machucam com materiais perfurocortante em lixos domésticos
Cidade
Além de expor a riscos de saúde, próprio serviço é prejudicado
Da Redação 19/02/2022O descarte incorreto de material perfurocortante formado por vidros quebrados e agulhas, por exemplo, acaba colocando a vida dos garis em risco. Na última quarta-feira (16), um dos coletores teve a perna perfurada com um copo de vidro quebrado que foi descartado de forma incorreta. Ele foi levado para atendimento médico.
Só em 2022, já foram dois acidentes com o material perfurocortante. Além de expor os coletores a riscos de saúde, o próprio serviço é prejudicado com o afastamento do funcionário, às vezes por semanas.
Vale lembrar que todo material com capacidade perfurocortante, sejam espetinhos de churrasco, agulhas ou vidros quebrados devem ser acondicionados em papel jornal, caixa ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se abra.
Apesar de o coletor utilizar todos os equipamentos de segurança para se proteger os acidentes provocados por materiais cortantes ou pontiagudos não são evitados. É necessário que o munícipe tenha consciência e separe o lixo comum do material perigoso.
DESCARTE
Para não expor os coletores de lixo a estes riscos, o Daep orienta sobre a melhor forma de acondicionar esses materiais cortantes: coloque dentro de um recipiente resistente como garrafas PET vazias; caixas de leite longa vida ou enrole os cacos em jornal; escreva no pacote que se trata de material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: material cortante, ou vidro quebrado, por exemplo; esteja atento sobre do que se trata o material a ser descartado. Em muitos casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais.
DICAS
Outros materiais perfurocortantes, como latas abertas, devem ser descartados com a tampa da lata dobrada para dentro. Agulhas de uso doméstico (para aplicação de insulina), ou lâminas e espetos, podem ser armazenados em garrafas PET.
No caso de agulhas, devem ser entregues nas unidades de saúde. Não pendure o saco com esses materiais em muros, grades ou árvores que possibilitem que animais possam mexer. Separe o lixo seco e doe para a Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis). (*) Com informações da A/I do Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.