Com chegada de estiagem, bombeiros alertam para prevenção a queimadas
Cidade
Corporação trouxe dicas para evitar este tipo de problema nas áreas urbanas e rurais
Ivan Ambrósio 25/04/2021Preocupado com o período de secas, o Corpo de Bombeiros de Penápolis realiza, mais um ano, um trabalho de alerta para os cuidados que a população deve ter, com o objetivo de evitar que práticas corriqueiras acabem se transformando em incêndios, seja em áreas urbanas, quanto rurais.
A corporação enfatizou que o uso indevido do fogo pode gerar consequências catastróficas ao meio ambiente e ao ser humano. Além do período de estiagem, outras preocupações estão relacionadas às queimadas agrícolas e festas juninas, período em que ocorrem as tradicionais fogueiras, fogos de artifício e balões, considerados um dos maiores causadores deste tipo de ocorrência nesta época do ano.
Outro fator lembrado é que, geralmente, as queimadas são ocasionadas por imprudência ou descaso em situações relacionadas, como o descarte irregular de pontas de cigarros, queima de lixo, manifestações com uso de velas, fogueiras para acampamentos, entre outros. Vale lembrar que a soltura de balões é prevista como crime ambiental, sob a lei 9.605 de 12 de fevereiro de 2013.
Além disso, o uso do fogo é proibido por lei, seja nos terrenos urbanos ou na área rural. Tal ato também é previsto como crime ambiental, passível de sanções administrativas e cíveis. As chamas causam severos impactos ambientais, destruindo as florestas, a biodiversidade, reduzindo a fertilidade do solo, afetando as questões climáticas, além de causar um descontrole na questão da fauna e seus habitats.
Os problemas das queimadas vão além, potencializando os efeitos da poluição e afetando a saúde da população, crianças e idosos são os que mais sofrem com problemas respiratórios.
DICAS
Para evitar esses problemas, os bombeiros alertam que é importante nunca jogar pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente nas rodovias próximas de vegetações. Evitar fogueiras também é fundamental, já que as fagulhas podem ser levadas pelo vento, espalhando as chamas.
As crianças jamais deverão manusear equipamentos que produzam calor, bem como é importante não soltar fogos de artifício próximo de áreas florestais ou de potencial risco e também de outras vegetações propensas ao incêndio. Nunca queime lixo ou o mato dos lotes urbanos.
Em casos como este, o cuidado com o manuseio de velas deve ser redobrado. Outra recomendação importante, para quem vive em áreas rurais, é manter a propriedade sempre limpa. Capinar as cercas e divisas da propriedade constituindo um espaço seguro, também é fundamental para evitar que o incêndio de áreas vizinhas se alastre pela sua propriedade.
Para mais informações, o Corpo de Bombeiros disponibiliza uma página com estas e outras recomendações, bastando acessar o endereço www.ambiente.sp.gov.br/cortafogo. Também pode entrar em contato com o posto local pelo telefone (18) 3652-1697.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.