FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Com nota máxima, Penápolis conquista selo ouro em avaliação nacional da educação

Cidade

Iniciativa visa reconhecer o trabalho das secretarias de educação estaduais e municipais na alfabetização das crianças

Penápolis conquistou a nota máxima, com nota 100 de um total de 100 pontos

Penápolis conquistou a nota máxima, com nota 100 de um total de 100 pontos. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A educação municipal recebeu medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, avaliação do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica.

Penápolis conquistou a nota máxima, com nota 100 de um total de 100 pontos. A iniciativa visa reconhecer o trabalho das secretarias de educação estaduais e municipais na alfabetização das crianças.

Ao todo, 2.592 municípios brasileiros receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de bronze. O prefeito Caique Rossi destacou a evolução da educação municipal ao longo dos anos. “Temos investido em oferecer uma educação de qualidade para as nossas crianças”, afirma.

O prefeito também destacou a criação do Programa Escola Linda que já reformou 26 unidades escolares. “É um projeto que investe em estrutura física, formação dos professores, aquisição de mobiliários e materiais educativos. Esse prêmio é fruto de todo trabalho executado pela equipe da Secretaria de Educação e com o envolvimento de toda comunidade”, destacou Caique.


SELO NACIONAL

Essa é a primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. A premiação é dividida em três categorias: bronze, prata e ouro. A cerimônia de entrega acontecerá em Brasília (DF), no dia 11 de dezembro.

Entre os objetivos do selo está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.  

São avaliados diversos critérios previstos em edital, como a implantação de políticas públicas de alfabetização, avaliações sobre o aprendizado, formação de professores e das equipes, fornecimento de material didático, entre outros.

O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.  (*) Por Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.