Com nova expografia, Museu Histórico é reaberto ao público
Cidade
Museu foi criado por decreto estadual em 19 de novembro de 1958, durante o cinquentenário de fundação de Penápolis
Da Redação 26/10/2024Na noite desta quarta-feira (23), o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” inaugurou a sua nova expografia com a presença da comunidade e autoridades municipais. O evento fez parte das comemorações do aniversário de 116 anos de Penápolis e marcou a reabertura do espaço cultural para o público.
O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi, vereadores, secretários municipais, familiares da Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão, além da comunidade em geral que prestigiou o evento.
A nova expografia do Museu foi pensada pela equipe de servidores da unidade para oferecer uma experiência sobre a história de Penápolis e região. A diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, contou que as 300 peças expostas foram organizadas para que o público possa conhecer o acervo da melhor forma possível.
“Em novembro deste ano, o Museu completará 66 anos de criação, por isso pensamos em toda a sua apresentação, a sequência e disposição das peças, o percurso dos visitantes, elementos informativos, a iluminação, todos os detalhes para que o público aproveite o nosso espaço cultural”, afirmou Alessandra.
Durante a cerimônia, o secretário de Cultura e Turismo, Wesley Melles, agradeceu a todos que se dedicaram para a reabertura do Museu. “Além da nova expografia, o prédio passou por uma revitalização, correção de problemas estruturais, além da instalação de ares condicionados para maior conforto dos visitantes”, contou.
O prefeito Caique Rossi reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento cultural do município. “Queremos que a cidade atinja o patamar cultural que já teve no passado. Por isso, estamos investindo na reforma de espaços e em diversas iniciativas. Reformamos o Teatro Municipal, o CEU das Artes e apoiamos projetos como o Guri e a Feira de Economia Criativa”, destacou o prefeito.
MUSEU
O Museu Histórico e Pedagógico foi criado por decreto estadual em 19 de novembro de 1958, durante o cinquentenário de fundação de Penápolis. O espaço cultural foi municipalizado em 2015. Desde sua criação, foi sediado em diversos locais. Em 2009, conquistou o seu espaço definitivo no prédio de 1930, construído para abrigar o Paço Municipal. Somente em 2014, o Museu foi efetivamente aberto ao público neste endereço.
Em 2008, o Museu recebeu a denominação “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. Gláucia foi redatora do Jornal Interior e Diretora Municipal de Cultura. Entusiasta da historia de Penápolis, escreveu diversas matérias sobre o tema e publicou dois livros, “O Passado, Passado a Limpo em 1990 e “Maria Chica – A saga de uma heroína” em 1996. Faleceu aos 56 anos em 2007.
O acervo do museu contém peças, documentos, livros, fonoteca, fototeca, hemeroteca (jornais da cidade) e cadastro de imigrantes. A coleção é adquirida através de doações e realização de coletas de dados.
VISITAÇÃO
O Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” funciona de terça a sexta-feira, 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Centro Cultural “Dr. Braulio Sammarco”, Praça 9 de Julho. O agendamento das visitas pode ser feito pelos telefones 3652-7034 e 3652-5568. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.