JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Com rebaixamento para a Fase Laranja, comércio abrirá das 9h30 às 17h30

Cidade

Etapa permite o funcionamento do comércio e serviços por até oito horas diárias

Comércio funcionará por oito horas diárias na Fase Laranja, ou seja, das 9h30 às 17h30

Comércio funcionará por oito horas diárias na Fase Laranja, ou seja, das 9h30 às 17h30. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Ficou decidido que o comércio penapolense passará a funcionar das 9h30 às 17h30 de segunda à sexta-feira. A medida vigora desde ontem (18). O novo horário atende a determinação do Plano São Paulo de Flexibilização contra a Covid-19, o novo coronavírus, já que a região de Araçatuba – que inclui Penápolis - foi rebaixada para a Fase Laranja, permitindo o funcionamento do comércio e serviços não essenciais por até oito horas diárias.

Aos sábados, ficou acertado que as lojas abrirão das 9h às 13h e, nos domingos, permanecerão fechadas. Os shopping centers deverão funcionar todos os dias, das 12h às 20h, horário máximo permitido de atendimento nessa fase. Bares funcionarão por sistema delivery até o mesmo horário. Restaurantes poderão atender o público no local até às 20h. A regra é a mesma para as praças de alimentação.

Salões de beleza, academias e parques, por exemplo, passam a ser permitidos. A capacidade de ocupação, antes de 20%, foi para 40% em todos os setores. As demais restrições previstas permanecem inalteradas, tais como higienização, aferição de temperatura, entre outras. Medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde continuam em vigor, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.


REGRESSÃO

Com a piora nos indicadores, a reclassificação, prevista para ocorrer em 5 de fevereiro, foi antecipada para a última sexta-feira (15). Além da região de Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca e Taubaté, que estavam na amarela, também regridem para a laranja, na qual permanecem Sorocaba, Registro e Presidente Prudente. Somente a partir da Fase Verde - a mais branda - é que poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.

A de Marília, que tinha sido colocada na laranja, passou a ficar na mais restritiva, a vermelha, na qual apenas os serviços essenciais têm autorização para funcionar. O rebaixamento acontece porque a região está com mais de 83% dos leitos de UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) ocupados. Atualmente, dez regiões estão na laranja, seis na amarela e uma na vermelha.

Ontem (18), durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governo informou que o Estado registrou o maior número de novos casos confirmados da Covid-19 em uma semana, desde o início da pandemia. Entre domingo (10) e o último sábado (16), foram 79.106 confirmações no total, o que dá a média de 11.301 casos por dia. A média móvel de mortes diárias, que considera os registros dos últimos sete dias, é de 230 na segunda-feira.

O valor é o maior desde 23 de agosto de 2020 e cresceu 57% em relação ao registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta da epidemia. O dado considera a média dos registros dos últimos sete dias e está acima de 200 há dez dias seguidos, valor que não era observado desde 16 de setembro. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.