Começa hoje nova etapa de imunização contra a gripe
Saúde
Doses estão disponíveis nas salas das Macros e UBSs
Da Redação 09/06/2021Penápolis inicia hoje (9), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. Dessa vez, serão contempladas as pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacinação contra a gripe acontece nas salas de vacina das Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha) e também em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 16h. A imunização é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha. A terceira etapa prossegue até 9 de julho.
PÚBLICO
A campanha é cumulativa e, portanto, as pessoas contempladas nas etapas anteriores e que, por algum motivo, ainda não tomaram a vacina contra a gripe, podem procurar as unidades de saúde para se vacinarem.
Fazem parte desse público-alvo crianças com seis meses até cinco anos completos; idosos com mais de 60; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada.
Segundo dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, até o momento, a cobertura vacinal de Penápolis foi de apenas 25,7% dos contemplados nas duas primeiras etapas.
COVID
A secretaria municipal de Saúde orienta as pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para esperar, pelo menos, 14 dias para receber a da gripe. É fundamental que priorizem o imunizante contra o coronavírus. Em Penápolis, a vacinação acontece em locais distintos.
O secretário Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho enfatiza que a imunização conta a gripe é extremamente importante neste período de pandemia de coronavírus, por diminuir o impacto sobre os serviços de saúde.
“Ela é uma ferramenta importante para auxiliar no diagnóstico de pessoas com sintomas respiratórios. Os sintomas são bastante semelhantes aos do coronavírus e, com os pacientes imunizados para a influenza, o diagnóstico é mais assertivo”, destacou. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.