Comércio abre em horário especial de fim de ano a partir do dia 7
Cidade
Devido às restrições da Covid-19, comércio pode abrir por 10 horas diárias; horário será das 10h às 20h
Gilson Ramos 02/12/2020Chegou o Natal da pandemia. De forma diferente, com restrições, o comércio penapolense abre em horário especial de final de ano a partir da próxima segunda-feira (7). Seguindo o Plano São Paulo de flexibilização da economia, editado pelo Governo do Estado, o comércio varejista poderá ter funcionamento de 10 horas diárias.
As direções do Sincomércio e ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, ouvindo seus associados, decidiram seguir o horário de abertura às 10h e fechando às 20h, de segunda à sexta-feira. Será assim nos dias da semana do calendário especial de 7 a 23.
Nos sábados - 12 e 19 -, o funcionamento das lojas será das 9h às 14h. Na véspera de Natal (24), o comércio atende das 9h às 16h. No dia seguinte ao feriado - 26 -, será das 9h às 13h e em 31 , o atendimento se dará das 8h30 às 14h. Em 2 de janeiro, o expediente comercial será das 9h às 13h.
RESTRIÇÕES
O Papai Noel, figura símbolo do comércio no Natal, devido à pandemia, não poderá estar próximo das crianças neste ano. Em Penápolis, haverá a presença do “bom velhinho” em um passeio em carro aberto. A medida visa evitar aglomerações e contato físico.
A chegada será na segunda, e seu passeio será pelas ruas do comércio, das 18h às 22h. A princípio, essa ação será somente neste primeiro dia de abertura de horário especial. Em tempos normais, a chegada se dava em grande estilo, na frente do Santuário São Francisco de Assis, com direito a “neve”, trenzinho da alegria e o abraço dele.
Ao longo dos dias, o Papai Noel ficava na casinha montada no pátio do Santuário onde atendia as crianças e tirava fotos. Fica valendo as restrições quanto a manter distanciamento social e aglomerações. A recomendação é que os lojistas controlem o acesso ao interior dos comércios para não incorrer em multas. O uso de máscaras tanta nas ruas quanto para compras é obrigatório.
A iluminação do comércio também será reduzida. Infelizmente, de acordo com as entidades sindicais, desde janeiro, já havia conversações com a administração municipal, mas não será possível sequer manter o que foi feito no Natal de 2019. Em reunião com o prefeito eleito, Caíque Rossi (PSD), as entidades patronais solicitaram um planejamento neste sentido, e melhorar a iluminação de rua a cada ano no próximo governo municipal.
EXPECTATIVAS
De acordo com o presidente do Sincomércio, Júlio César Galinari, os comerciantes esperam fechar o Natal, que é a principal data comercial para vendas, mantendo o mesmo nível do ano passado. Pode ser difícil devido à pandemia e os reflexos na economia, mas os lojistas estão otimistas.
Para motivar as vendas, o sindicato e a associação distribuirão R$ 35 mil em vales-compras. Para participar, os consumidores devem prestigiar as lojas participantes da promoção. O consumo dos vales será válido somente nas lojas que aderiram à campanha.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.