COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comércio abre em horário especial de fim de ano a partir do dia 7

Cidade

Devido às restrições da Covid-19, comércio pode abrir por 10 horas diárias; horário será das 10h às 20h

Rua São Francisco, uma das principais vias de compras no comércio penapolense

Rua São Francisco, uma das principais vias de compras no comércio penapolense. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Chegou o Natal da pandemia. De forma diferente, com restrições, o comércio penapolense abre em horário especial de final de ano a partir da próxima segunda-feira (7). Seguindo o Plano São Paulo de flexibilização da economia, editado pelo Governo do Estado, o comércio varejista poderá ter funcionamento de 10 horas diárias.

As direções do Sincomércio e ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, ouvindo seus associados, decidiram seguir o horário de abertura às 10h e fechando às 20h, de segunda à sexta-feira. Será assim nos dias da semana do calendário especial de 7 a 23.

Nos sábados - 12 e 19 -, o funcionamento das lojas será das 9h às 14h. Na véspera de Natal (24), o comércio atende das 9h às 16h. No dia seguinte ao feriado - 26 -, será das 9h às 13h e em 31 , o atendimento se dará das 8h30 às 14h. Em 2 de janeiro, o expediente comercial será das 9h às 13h.


RESTRIÇÕES

O Papai Noel, figura símbolo do comércio no Natal, devido à pandemia, não poderá estar próximo das crianças neste ano. Em Penápolis, haverá a presença do “bom velhinho” em um passeio em carro aberto. A medida visa evitar aglomerações e contato físico.

A chegada será na segunda, e seu passeio será pelas ruas do comércio, das 18h às 22h. A princípio, essa ação será somente neste primeiro dia de abertura de horário especial. Em tempos normais, a chegada se dava em grande estilo, na frente do Santuário São Francisco de Assis, com direito a “neve”, trenzinho da alegria e o abraço dele.

Ao longo dos dias, o Papai Noel ficava na casinha montada no pátio do Santuário onde atendia as crianças e tirava fotos. Fica valendo as restrições quanto a manter distanciamento social e aglomerações. A recomendação é que os lojistas controlem o acesso ao interior dos comércios para não incorrer em multas. O uso de máscaras tanta nas ruas quanto para compras é obrigatório.

A iluminação do comércio também será reduzida. Infelizmente, de acordo com as entidades sindicais, desde janeiro, já havia conversações com a administração municipal, mas não será possível sequer manter o que foi feito no Natal de 2019. Em reunião com o prefeito eleito, Caíque Rossi (PSD), as entidades patronais solicitaram um planejamento neste sentido, e melhorar a iluminação de rua a cada ano no próximo governo municipal.


EXPECTATIVAS

De acordo com o presidente do Sincomércio, Júlio César Galinari, os comerciantes esperam fechar o Natal, que é a principal data comercial para vendas, mantendo o mesmo nível do ano passado. Pode ser difícil devido à pandemia e os reflexos na economia, mas os lojistas estão otimistas.

Para motivar as vendas, o sindicato e a associação distribuirão R$ 35 mil em vales-compras. Para participar, os consumidores devem prestigiar as lojas participantes da promoção. O consumo dos vales será válido somente nas lojas que aderiram à campanha.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.