Comércio de Araçatuba terá novo horário de funcionamento
Região
Alteração acontece a partir de segunda-feira para abertura das lojas não coincidir com horário dos bancos
Da Redação 12/06/2020A partir da próxima segunda-feira (15), o comércio de Araçatuba (SP) passará a funcionar das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o funcionamento permanecerá no horário atual, das 9h às 13h.
A alteração está prevista em decreto municipal assinado pelo prefeito Dilador Borges (PSDB).
O objetivo, de acordo com a administração municipal, é tentar reduzir o fluxo de pessoas nas áreas comerciais como forma de aumentar a prevenção ao coronavírus.
Atualmente o comércio está funcionando no mesmo horário das agências bancárias. Os bancos continuam abrindo das 10h às 14h. Assim, quando os bancos encerrarem o atendimento a lojas abrirão as portas.
FLEXIBILIZAÇÃO
Apesar da alteração no horário do comércio, as lojas continuarão funcionando apenas quatro horas por dia. Havia a expectativa de que a região de Araçatuba avançasse uma fase no Plano São Paulo, que determina a retomada gradual da atividade econômica e divide o Estado por regiões administrativas.
Foram definidas 5 fases, que vai da quarentena apenas com serviços essenciais até a retomada de todas as atividades econômicas. Araçatuba está na Fase 2, que permite o funcionamento do comércio de rua, dos shopping centers, dos escritórios e das imobiliárias, por 4 horas diárias.
Na Fase 3, o horário de atendimento desses serviços é estendido para 6 horas e está autorizado o funcionamento de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias.
ALERTA
O resultado da avaliação das regiões foi divulgado na quarta-feira (10) pelo governo do Estado e, a partir de segunda-feira, nenhuma região administrativa estará na Fase 3, que também é chamada de amarela.
Três regiões paulistas regrediram para a Fase 1 e, em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa, Dilador informou que por pouco Araçatuba também não retrocedeu.
“Nós ficamos no fio da navalha. Quase que também voltamos para o vermelho, quase que fechamos. Eu quero implorar a vocês mais uma vez, vamos ficar em casa, vamos ir ao comércio quem tem necessidade”, alertou.
CUIDADOS
O prefeito reforçou a necessidade do uso de máscara e da higienização das mãos com álcool gel para prevenir o coronavírus. Ele reforçou que sem a colaboração da população, o município não terá o que fazer caso o Estado determine o fechamento do comércio. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.