BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comércio de Birigui funcionará das 10h às 14h a partir desta segunda-feira

Região

Município, assim como a região de Araçatuba, passou para a fase laranja, que permite o funcionamento de serviços não essenciais

Prefeitura de Birigui lembra que o uso de máscaras é obrigatório

Prefeitura de Birigui lembra que o uso de máscaras é obrigatório. Foto: Aline Galcino/Hojemais Araçatuba

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O comércio de Birigui (SP) funcionará das 10h às 14h a partir desta segunda-feira (27), segundo informou a Prefeitura.

O município, assim como toda a região de Araçatuba, passou para a fase laranja (fase 2) do Plano São Paulo, que permite o funcionamento de serviços não essenciais durante quatro horas diárias ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.

Além do comércio, podem ter atendimento nessa fase as atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios.

Logo após o anúncio do governador João Doria (PSDB) sobre a atualização do Plano São Paulo, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) e o secretário municipal de Governo, Carlos Farias, ouviram os representantes da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e do Sincomércio (Sindicato do Comércio) de Birigui.

Em acordo unânime, acertaram o funcionamento do comércio não essencial de Birigui, das 10h às 14h, a partir de segunda-feira.


CONSENSO

Segundo o presidente da Acib e do Sincomércio, Maurício Pazian, as entidades chegaram ao consenso da necessidade de estabelecer um horário fixo. O horário escolhido coincide com o atendimento bancário para que o cliente não precise de deslocar duas vezes ao Centro da cidade no mesmo dia.

"Ainda estamos em um momento crítico em nossa região, temos que reabrir o comércio com segurança e a nossa intenção é passar para fase amarela. Então, todo cuidado é pouco", disse à reportagem. Na fase amarela (fase 3) é permitida a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza e o atendimento é limitado a seis horas diárias.

O pedido é para que comerciantes, comerciários e consumidores tenham consciência para que nesta reabertura todos possam trabalhar com segurança, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde.


ESSENCIAIS

Os estabelecimentos essenciais, como supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, lojas de autopeças, bem como indústria e construção civil continuam com atendimento livre.


TERMINAL

O Terminal Rodoviário, no entanto, continuará fechado e o transporte coletivo urbano segue suspenso até o dia 31 de julho, com a proibição de entradas de ônibus intermunicipais e interestaduais, tais como os das empresas Reunidas, Guerino Seiscento e Itamarati.

Apenas ônibus que transportam trabalhadores e veículos das áreas de segurança e saúde podem circular normalmente na cidade.

A Prefeitura lembra que é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos e dentro dos estabelecimentos, que devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

As novas normas serão publicadas no Diário Oficial de Birigui nesta segunda-feira (27).


NÚMEROS REGIONAIS

Conforme balanço da Fundação Seade, a região de Araçatuba registrava até as 17h de quinta-feira (23), 5.301 casos confirmados de covid-19 e 156 mortes pela doença.

Em Birigui, boletim divulgado nesta sexta-feira (24) mostra 792 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 28 mortes. (*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.