JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comércio e shoppings centers voltam a funcionar a partir de segunda-feira

Cidade

Denominada ‘Quarentena Inteligente’, flexibilização foi anunciada pelo governo estadual

Com algumas restrições, Garden Shopping poderá retomar as atividades na segunda-feira

Com algumas restrições, Garden Shopping poderá retomar as atividades na segunda-feira. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A partir da próxima segunda-feira (1), o comércio penapolense pode voltar a funcionar, seguindo as regras de prevenção ao coronavírus. Nesse rol, estão os shoppings centers do centro e o Garden, além das imobiliárias, escritórios e concessionárias de veículos.

A decisão, que vale também para cerca de 40 municípios da região de Araçatuba, foi anunciado em coletiva na tarde de ontem (27), pelo governador João Doria (PSDB) e integrantes do Comitê de Contingência no combate ao coronavírus no Estado.

Na ocasião, foi detalhado o “Plano São Paulo”, com cinco fases, que prevê a retomada gradativa da atividade econômica do Estado após o término da quarentena atual. A primeira delas, a ‘Fase 1’, refere-se à atual e vigora desde 24 de março, quando apenas as atividades consideradas essenciais estão autorizadas a funcionar.

Penápolis pertence à região de Araçatuba e foi incluído na ‘Fase 2’, que autoriza a retomada do comércio, entre outras atividades, mas não permite a reabertura de bares, restaurantes e similares, e salões de beleza. Conforme determina o plano, denominado ‘quarentena inteligente’, a permissão para esses serviços só vale para quem avançar à ‘Fase 3’.

Somente na 4ª fase é que será autorizada a retomada do funcionamento das academias, segundo o plano. Durante a coletiva, os integrantes do Comitê de Contingência informaram que, para avançar a uma nova fase cada região precisará melhorar os indicadores de saúde.

Se piorar, será determinado o recuo para a fase anterior. Caberá aos Departamentos Regionais de Saúde determinar a capacidade de atendimento, transferências de pacientes e o remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos municípios.

As zonas azul e verde não foram alcançadas atualmente por nenhuma das 17 regiões paulistas, segundo protocolos sanitários definidos no Plano São Paulo. Com exceção da capital, todos os municípios da Grande São Paulo, Baixada Santista e de Registro permanecem na fase vermelha, e continuam dentro da quarentena em vigor desde 24 de março.

O governo estadual informou que em todos os municípios paulistas a indústria e a construção civil funcionam normalmente. Espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações, como festas, shows e campeonatos, entre eles os esportivos, permanecem suspensos por tempo indeterminado. O mesmo ocorre com relação às aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes.


REUNIÃO

O superintendente do Garden Shopping, Ricardo Ferreira, o Kid, informou que deve se reunir nesta quinta-feira (28) com representantes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), ACE (Associação Comercial e Empresarial), Prefeitura e outras lideranças do setor para definir a flexibilização.

Segundo ele, o empreendimento está pronto para reabrir e receber seus clientes, inclusive aproveitou o período da quarentena para efetivar algumas adequações e reformas em alguns setores. “Durante a reunião, discutiremos todos os procedimentos que serão adotados para a volta das atividades. Estamos preparados para volta”, garantiu.

O presidente do sindicato, Júlio Cesar Galinari, disse que essa decisão poderia ter sido adotada antes e que Penápolis, pelo que vem apresentando em relação ao número de caso, isolamento e estrutura, tem condições de estar na Fase 3.

“Já é um avanço”, observou. O prefeito Célio de Oliveira (sem partido) também observou que a cidade, por tudo que vem apresentando, tem todas as condições de estar na próxima fase. Porém, acredita que o município foi penalizado pela região, que em relação a outros municípios não avançou muito nos quesitos apresentados pelo governo estadual.

“A gente ficou sem entender os critérios e acredita que a flexibilização poderia ser maior em Penápolis”, falou. Ainda segundo ele, havia uma expectativa por parte dos representantes do comércio e Prefeitura de Penápolis pela reabertura demais setores.

Todos foram unânimes em afirmar que a cidade estava pronta para fazer essa ‘quarentena inteligente’, sendo um dos exemplos à implantação do Hospital de Campanha para receber pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. Caso o município, que depende de avaliação da região, avançasse para a ‘Fase Amarela’, seria permitida a reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias, segundo protocolos sanitários.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.