FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comércio retoma atividades com horário especial

Cidade

Lojistas se adequam às regras, mas consumidores ainda querem entrar nos locais sem máscaras

Com reabertura, comércio penapolense teve aumento no número de pessoas nas ruas

Com reabertura, comércio penapolense teve aumento no número de pessoas nas ruas. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Após a flexibilização do comércio, seguindo as diretrizes do decreto estadual 64.994, de 28 de maio de 2020, que dispõe sobre a medida de quarentena em virtude da pandemia do novo coronavírus, os comerciantes reabriram nesta segunda-feira (1º) suas lojas em Penápolis.

Como a cidade está na faixa laranja (fase 2), as lojas deverão seguir as regras do Plano de Retomada Econômica local, elaborado pela ACE (Associação Comercial e Empresarial), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e Garden Shopping.

O documento, que possui dez páginas e contém diretrizes gerais obrigatórias por cada setor, foi aprovado pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise – Covid-19 de Penápolis. As duas entidades ligadas ao comércio e a Prefeitura divulgaram, na sexta-feira (29), as regras para a reabertura gradual após a suspensão das atividades.

A reportagem acompanhou a movimentação durante a manhã de ontem e constatou que algumas lojas já funcionavam normalmente, enquanto outras abriram somente uma ou duas portas. No domingo (31), véspera da abertura, muitos lojistas trabalhavam preparando seus estabelecimentos para receber os clientes, sendo que, para alguns, além da venda, a abertura era a oportunidade para recebimentos.

A informação foi confirmada pelo presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, Francys Arisa, que tinha uma expectativa muito boa para o comércio em geral.

“Estive pela manhã visitando alguns colegas e embora existisse essa expectativa de retomada nas vendas, essa também era a oportunidade de receber contas atrasadas”, comentou. Ele ainda informou que os comerciantes estão otimistas em relação ao auxílio emergencial, de R$ 600, liberados pelo Governo Federal, para algumas categorias de trabalhadores.

“Os comerciantes estão apostando nisso, um dinheiro que pode aquecer um pouco mais o comércio nesse período de pandemia”, destacou.


MÁSCARAS

Francys também disse que, pelo menos, seis comerciantes relataram problemas com consumidores, que não queriam usar máscaras para entrar em seus estabelecimentos. Segundo ele, as pessoas devem entender que essa é umas das normas sanitárias que devem ser atendidas para que o comércio fique aberto.

“Essas exigências são para conter a Covid-19, portanto as pessoas devem entrar nas lojas com máscaras. E nós, como representantes do comércio, fizemos esse alerta aos lojistas. Os funcionários vão continuar exigindo e as pessoas devem acatar”, alertou.


FUNCIONAMENTO

De acordo com o Plano de Retomada Econômica, o comércio penapolense funcionará das 10h às 16h, enquanto o Garden Shopping abre suas lojas das 14h às 20h. A praça de alimentação estará disponível das 16h às 22h, de segunda à sexta-feira; aos sábado e domingo, das 12h às 15h, e das 18h às 20h.

A loja Americanas ficará aberta das 11h às 21h, enquanto o Poupatempo aguarda definição do governo estadual para sua reabertura. Esses horários, nesse primeiro momento, funcionarão por 15 dias, quando passarão por avaliação.


SINCOMÉRCIO

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis, Júlio Cesar Galinari, comentou sobre a retomada das atividades comerciais na base territorial de atuação. Na sua avaliação, entre os comerciantes existe uma expectativa muito grande, e não seria diferente pelo tempo de paralisação.

Comentou que, com a quarentena o faturamento no comércio local, em relação a junho de 2019, ficará em torno de 60%. Já as perdas, de uma forma geral, foram de 30% em marco, 80% em abril e 60% em maio, números que podem ter alguma variação, de acordo com os setores. “Mas no geral foi isso”, destacou.

Sobre as demissões, Galinari disse que dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostraram um saldo positivo de 30 vagas em abril. O levantamento mostra que o acumulado, de janeiro a abril, foi de 135 vagas.

Galinari fez um tour no período da manhã de ontem pelo centro comercial e confirmou que todas as lojas estão tomando as medidas do Plano de Retomada Econômica, sobre as orientações de prevenção ao novo coronavírus. “Constatei que as lojas estão disponibilizando o álcool 70% nas portas, os funcionários trabalhando com máscaras, portanto adotando todas as medidas de prevenção”, informou.

Em relação aos consumidores, Galinari disse que viu alguns percorrendo as ruas sem máscaras, o que é considerando prejudicial para posterior avaliação do comércio local. “As pessoas também devem se atentar para isso e usar as máscaras”, pediu.

O presidente do sindicato destacou que essas diretrizes estão no decreto municipal, publicado dia 29 de maio pelo Executivo Penapolense, e levam em consideração o estadual 64.994, de 28 de maio de 2020. Ele ainda acrescentou que dispõe sobre a medida de quarentena inteligente, que classificou as regiões do Estado por cores, considerando níveis de reabertura para cada uma delas.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.