FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comércio vive expectativa de melhora nas vendas com flexibilização

Economia

Lojistas avaliam que pagamento no 5ª dia útil levará mais consumidores às ruas

Movimentação de consumidores na região central deve ocorrer no final de semana

Movimentação de consumidores na região central deve ocorrer no final de semana. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A flexibilização do comércio, que começou na segunda-feira (1º), levou muita gente a dar uma ‘sapiada’ pelas ruas da cidade, mesmo com as recomendações das autoridades sanitárias para sair de casa só em caso de extrema necessidade.

A abertura gradual faz parte do decreto estadual, que estabeleceu a quarentena inteligente para o controle ao novo coronavírus, a Covid-19. Comerciantes que retornaram às atividades vivem, agora, a expectativa de melhora nas vendas, pois, durante o período em que permaneceram fechados a situação foi bem crítica, conforme declararam alguns.

Preferindo anonimato, alguns disseram que muitos colegas estavam preocupados com o momento e a flexibilização veio em boa hora, mesmo com algumas restrições, no entanto, esperam que os clientes voltem. Um dos lojistas relatou que, “dependendo da situação”, poderia encerrar suas atividades, pois, manter a empresa com despesas de aluguel e funcionários será difícil se a economia não melhorar.

Para outros, ainda existe confiança na retomada de modo geral. A empresária Ivone Borges, da ‘Loja do Di’, é uma destas pessoas que esperam que o comércio local volte ao normal com a flexibilização.

“Estamos otimistas e ficamos, agora, aguardando para que isso aconteça”, disse, ao comentar sobre as pessoas circulando nas ruas. “Vejo que tem muita gente respeitando, usando máscaras e isso é bom. Também estamos fazendo a nossa parte”, destacou.


SHOPPING

A empresária Carla Braz, do Penápolis Shopping, galeria no centro e que tem aproximadamente 20 lojas, comentou sobre a reabertura do comércio. Porta voz dos lojistas, faz parte da diretoria do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e vem acompanhando a situação dos colegas lojistas.

Ela comentou que, desde o início da quarentena, quando se permaneceu fechado para às vendas, alguns trabalharam internamente para recebimentos e pagamentos e com sistema delivery, que garantiu algum retorno. “Depois veio a flexibilização e deu para pagar algumas despesas. Tivemos um ‘Dia das Mães’ bom e muita gente no comércio nos períodos de pagamento de abril e maio”, disse.

Agora, com a reabertura gradual, Carla acredita que é preciso observar e aplicar todas as regras que foram exigidas para que essa permissão acontecesse. Ela ainda enfatiza que o final de semana que se aproxima deva ter maior número de consumidores nas lojas.

“Teremos aglomerações por conta do pagamento que ocorre nesta semana. Serão três ou quatro dias assim, mas as pessoas devem ficar atentas às restrições e as regras quando saírem de casa. Sabemos que a onda da Covid está vindo para o interior e, por isso, temos de estar consciente. O nosso inimigo é o vírus”, alertou.

A empresária ressaltou que, no Penápolis Shopping Center, houve algumas restrições, principalmente em relação ao público que visita o local. O café e o restaurante, por exemplo, estão funcionando de acordo com as normas impostas pelo decreto da flexibilização.

“Reduzimos o número de mesas em cerca de 30% e intensificamos a higienização. Além disso, solicitamos aos clientes para que observem as normas e entrem somente de máscaras”, explicou. Outra determinação foi não permitir o uso dos sanitários para o público em geral, situação que era permitida até aos que não eram clientes ou não estavam comprando nas lojas do prédio.


HORÁRIO

Quem também aproveitou para sair um pouco de casa foram os consumidores. A dona de casa Maria do Carmo, que estava no Centro na manhã de segunda, por exemplo, disse que apenas ‘dava uma olhada’, mas não pretendia comprar nada naquele momento.

“Precisava sair um pouco de casa e aproveitei para ir à lotérica pagar umas contas. Fiz tudo certinho, saindo de máscara e não cumprimentei ninguém”, disse. Outras pessoas ouvidas pelo INTERIOR comentaram que, com a reabertura, aproveitaram para pagar contas e a permanência por mais tempo na rua foi para ver como estava a cidade.

De acordo com o plano de retomada econômica, o comércio funcionará das 10h às 16h, enquanto o Garden Shopping abre suas lojas das 14h às 20h e a praça de alimentação das 16h às 22h, de segunda à sexta-feira. Aos sábados e domingos, o expediente é das 12h às 15h e das 18h às 20h, respectivamente. A loja Americanas ficará aberta das 11h às 21h, enquanto o Poupatempo aguarda definição do governo estadual para sua reabertura.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.