JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comércio volta a reabrir até a quinta-feira com São Paulo retornando à fase amarela

Cidade

Governo estadual determinou a Fase Vermelha durante os períodos festivos

Centro comercial na manhã de sábado (26), com as lojas fechadas devido ao decreto estadual

Centro comercial na manhã de sábado (26), com as lojas fechadas devido ao decreto estadual. Foto: Gilson Ramos

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Depois de ficar fechado no último final de semana, o comércio pode reabrir até quinta-feira (31). O governo do estado determinou a Fase Vermelha durante os períodos festivos, que englobou os dias 25, 26 e 27 de dezembro e voltará a ser regra durante os dias 1º, 2 e 3 de janeiro. Nesses períodos, apenas serviços essenciais puderam e poderão funcionar.

Durante esta semana, porém, o estado avança para a fase amarela, que é a terceira etapa do plano de flexibilização. Nela, lojas, shoppings, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, cinemas, teatros e outros comércios podem funcionar. A Fase Amarela, durante os próximos quatro dias, vale para todo o Estado, exceto para a região de Presidente Prudente.

Em Penápolis, quase todos os comércios obedeceram o decreto Estadual, e não funcionaram. Mas tiveram alguns poucos que ignoraram a determinação e mantiveram as atividades, mesmo não sendo serviços considerados essenciais. O Centro Popular de Compras também funcionou normalmente.

No sábado (26), por exemplo, que seria um dia movimentado pós Natal principalmente para troca de presentes, as lojas fecharam. Houve movimento de veículos no centro comercial, mas muitas pessoas foram utilizar os serviços de caixas eletrônicos das agências bancárias. Neste dia nem as lotéricas funcionaram.

As entidades representativas do comércio penapolense reclamaram contra a decisão do governo estadual novamente pela regressão das atividades comerciais. O presidente do Sincomercio, por exemplo, Júlio César Galinari, falou em equívoco. Na opinião dele, restrições em grandes centros comerciais devido a aglomeração de pessoas até justifica, mas não nas cidades do interior.

“O que realmente transmite o vírus, que são as festas, bares e os encontros sociais não teve proibir. Vimos como ficaram as praias no litoral, todas com grande número de pessoas próximas umas das outras, e sem máscaras”, disse. Galinari destaca que até mesmo em Penápolis teve local público com grande número de jovens concentrados no final de semana.

Nesta semana, o comércio local funciona até quarta-feira (30) das 8h30 às 18h; no último dia do ano (31), as lojas deverão abrir das 8h30 às 14h. No sábado, segundo o decreto do Estado, poderão funcionar apenas os serviços essenciais. Já os bares, restaurantes e lanchonetes apenas no sistema delivery. Já a reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro.

Como os novos prefeitos assumem os cargos no primeiro dia de 2021, o governo fará reuniões a partir do dia 4 para apresentação do Plano SP. A iniciativa visa garantir que as medidas restritivas sejam cumpridas em parceria com os municípios. As autoridades estaduais lembram que todas as prefeituras têm autonomia para ampliar o rol de restrições previstas no plano.



 



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.